Polícia

Operação Kaporto é deflagrada em combate a crimes ambientais

A Polícia Federal, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, FUNAI, IBAMA, Exército Brasileiro e Força Nacional de Segurança, prendeu ontem, 13/05/2021, nas proximidades da Terra Indígena KaxarariI, no Ramal Mendes Júnior, no distrito de Extrema, 04 pessoas que estavam realizando transporte irregular de madeira. A ação é fruto da operação Kaporto, que consiste na ação conjunta dos órgãos governamentais no combate a crimes ambientais na região de Porto Velho/RO.

Dois dos investigados confessaram a prática do crime, mas não quiseram revelar quem os teria contratado, nem a origem das toras de madeira. Tendo em vista que o local da abordagem foi nas imediações da Terra Indígena Kaxarari, há indícios que ali ocorreu a extração. Na ocasião também foram apreendidos 2 caminhões, um trator e 03 rádios clandestinos.

A madeira e veículos apreendidos foram encaminhados ao IBAMA para que este órgão dê destinação e os suspeitos foram encaminhados ao Presídio de Porto Velho/RO, onde permanecerão à disposição da Justiça e responderão pelos crimes de do art. 50-A da Lei 9.605/98 e 183 da Lei nº 9.472/97, cujas penas podem ser de até 8 anos de reclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo