Polícia

Polícia Militar comemora Dia do Soldado com promoções, homenagens e breve desfile a pé e motorizado em Porto Velho

A celebração do Dia do Soldado pela Polícia Militar de Rondônia começou no fim da tarde e seguiu na noite de quarta-feira (25), com diversos atos solenes. Durante 20 minutos, batalhões desfilaram a pé e em guarnições motorizadas na Avenida Imigrantes, para o público reunido na calçada em frente ao Quartel do Comando Geral, em Porto Velho. Com a missão de levar segurança à população, o Governo do Estado mantém efetivo da PM nos 52 municípios e mais 35 localidades rondonienses, constituindo-se em força pública de vanguarda.

-->

“Soldado: palavra ilimitada que na etimologia latina significa solidarius, para essencialmente traduzir aquele que é posto para servir, chamado para servir”, discursou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Luís Almeida.

Ele destacou a busca do conhecimento em todos os quadros. “A maioria de nossa tropa já possui nível superior, uma exigência nos próximos concursos da PMRO, que busca a sua especialização por meio de convênios e parcerias. No ano passado, realizamos o curso de especialização a título de pós-graduação de assuntos de interesse da gestão pública, em parceria com a Escola da Magistratura de Rondônia, e já iniciamos tratativas para o mestrado profissional”.

O comandante-geral ainda destacou a presença marcante do efetivo no dia a dia das cidades, distritos e vilas de Rondônia. “Ser um soldado militar é transpassar para um plano maior, uma vocação, um sacerdócio, um hábito profissional ininterrupto de arriscar a sua própria vida, diante do firme propósito de proteger e servir o cidadão de bem, as nossas famílias e a nossa comunidade rondoniense”, acrescentou.

Comandante-Geral discursa citando números do crescimento da corporação

ATUAÇÕES DA PM

Firme no trânsito: buscando a preservação da vida, a PM ampliou de três para 14 os municípios onde fiscaliza o trânsito.

No eixo operacional: a PM enfatizou operações coordenadas, e foram muitas ao longo de um período delicado na vida brasileira e do planeta. No período de um ano, sob os efeitos da pandemia da covid-19, a corporação realizou com êxito as operações Ponto Cego, Presença Marcante I e II, Pacatae (em conjunto com a Secretaria Estadual de Justiça), PTRC19 e 3ª Onda.

Em apoio ao Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral, colocou 3,2 mil policiais militares para dar segurança ao 1º turno das eleições de 2018, oferecendo ainda 450 viaturas e outros 2 mil policiais para guarnecer o 2º turno. Nesse trabalho, a PM manteve a segurança física de aproximadamente 70 magistrados, 35 zonas eleitorais e 644 locais de votação.

O crescimento da PM deu-se também na área educacional, lembrou coronel Almeida. “Com a instalação de novos Colégios Tiradentes; seis novas unidades passaram a integrar o rol de 13 unidades que levam ao jovem rondoniense uma formação diferenciada, lastreada na hierarquia, disciplina e o saber”.

“Um sonho do governador coronel PM Marcos Rocha, que se concretizou”, observou o comandante.

Com a Operação Hórus, do projeto Vigia do governo federal, a PM intensificou sua atuação na zona rural, fiscalizando também as divisas com o Acre, Amazonas e Mato Grosso, e fronteira brasileira com a Bolívia.

OUTROS ATOS

Acompanhando o comandante, um grupo de oficiais e demais militares presentes dirigiu-se à entrada do quartel, depositando uma corbélia (arranjo) de flores no monumento dos policiais mortos em serviço.

Em frente à entrada do QG, o comandante e o subcomandante, o coronel Plínio Sérgio Cavalcanti, entregaram a diversas autoridades exemplares do livro “Os heróis da terra de Rondon: a Guarda Territorial”.

Familiares prestigiaram promoções e despedidas, em clima de confraternização

Oito autoridades receberam a Medalha Mérito do Forte Príncipe da Beira. Outras oito pessoas foram agraciadas com a Medalha Mérito de Comunicação Social. Uma empresária recebeu o diploma Amiga da PM.

Momento emocionante, o anúncio das promoções reuniu, em frente às autoridades, madrinhas e padrinhos que participaram da troca de divisas. Bem próximas, crianças, algumas de colo, também acompanharam o ato.

Por critério de merecimento, a tenente-coronel assistente social Eliane Gomes da Silva; os majores PM Agleydson Rodrigues Cavalcante, Alexandre Gonçalves Viana, Glauber Ilton de Souza Souto, Yuri Frota Ribeiro Sales, Sérgio Ricardo Silva Almeida e Régis Wellington Braguin Silvério foram promovidos.

À graduação de segundo sargento do Quadro de Combatentes da PM pelo critério de antiguidade os seguintes terceiros sargentos: Dione Marciano Klassen, Silvano Ferreira Lima, Willian Simão de Lima, Wescler Fabem Coelho, Nádila de Abre Marques, Ronaldo Rebeiro de Almeida, Epitácio Gomes e mais 245 nomes.

O secretário estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, José Hélio Cysneiros Pachá, cumprimentou os promovidos. “Presto respeitosa continência a todos os que permanecem na luta diária em defesa da sociedade, sendo muitas vezes a representatividade do Estado nos diversos rincões de Rondônia”, assinalou.

A homens e mulheres, “do mais graduado ao mais novo dos praças”, Pachá lembrou o soldado símbolo da Pátria, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. “Nesse sentido, trago para os dias atuais as ações diárias dos nossos policiais militares que diuturnamente aplicam a lei e restabelecem a ordem em nossa sociedade, revitalizando diariamente a crença em nossas instituições e na manutenção da convivência em sociedade, com espírito legalista e possibilitando um futuro para o nosso Estado e o País”.

Monumento ao Soldado Tombado no cumprimento do dever

LEGADO DE VALOR

O secretário ainda destacou a importância de todos seguirem em frente, apesar dos tempos de incerteza, dificuldades e instabilidade que possam surgir. “Não deixem se levar por meras especulações e que nada posa abalar a alma de quem conhece de perto o cidadão. Sejam enérgicos com a desordem e com o crime, e deixem para nossa sociedade um legado de valor, respeito e de responsabilidade, os quais nossos antecessores, dignos veteranos integrantes da reserva, arcabouço de tradições e exemplos aos mais novos, souberam manter e que nos permite estarmos esse momento cultuando esta data”.

O coronel PM Vanderley da Costa foi agraciado com o certificado de agradecimento e outorga da Moeda Veteranis Honoris (Veteranos de Honra). “Por muitos anos, ele deu sua valorosa contribuição para a corporação. Nada mais justo em nossas vidas do que o reconhecimento. A Polícia Militar de Rondônia é grata pela contribuição na construção de uma corporação coesa, forte e tradicional, reconhecida em todo o País”, disse o comando-geral.

Os cabos PM Cleber Roberto Lima Barbosa e Fábio Gonçalves de Souza, e os soldados PM Brasley Cheubert Porto de Lima e João Paulo Cardoso Xavier receberam homenagem do comandante-geral e do secretário de segurança José Hélio Cysneiros Pachá por resgatarem com vida um fugitivo que caíra nas águas do Rio Toquefone quando se evadia pela linha 605 em direção ao município de Theobroma.

Banda da Polícia Militar de Rondônia durante o desfile em homenagem ao Dia do Soldado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo