Polícia

Polícia Militar lembra os 77 anos da Guarda Territorial com homenagens e lança aplicativo e revista

O Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar do Estado, realizou na manhã desta sexta-feira (26), no Comando Geral, uma solenidade em homenagem aos 77 anos de criação da extinta Guarda Territorial, lembrada no último dia 11 de fevereiro. Durante o evento, também ocorreu o lançamento do aplicativo “PMRO Cidadão”, bem como da edição especial da “Revista 45 anos da PM”, que faz um resgate histórico da trajetória da Corporação, e ainda a entrega de medalhas destinadas a personalidades reconhecidas pelos relevantes serviços prestados à Instituição Militar.

A missão de proteger os rondonienses ganhou um novo capítulo na história da Polícia Militar de Rondônia nos últimos anos. Por ordem do governador, coronel Marcos Rocha, todos os órgãos de Segurança Pública estão sendo aparelhados com veículos de alta tecnologia, armamento, munições, e a modernização das estratégias de combate ao crime, inclusive com apoio aéreo feito por três aeronaves e drones.

O Governo adotou como principal enfrentamento a ilícitos o combate à corrupção, por meio de um rigoroso e aprimorado esforço para aplicação correta dos recursos públicos e a transparência das ações. ‘‘Fico feliz de estar na minha casa, a Polícia Militar. Sou o primeiro policial militar da história eleito governador. Vou seguir na presença de Deus, fazendo a coisa certa, se alguém me pedir coisa errada, vai sair do meu gabinete algemado. Fui forjado nas Forças Militares e tenho foco que é trabalhar firme para que Rondônia se desenvolva’’, garante o governador.

O chefe do Poder Executivo ainda destacou que a história da extinta Guarda Territorial, criada em 11 de fevereiro de 1944, que deu origem a atual Polícia Militar do Estado de Rondônia, sempre será lembrada, e reconheceu o desempenho positivo do comandante da PM, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, que tem contribuído para que a Corporação se aperfeiçoe e alcance destaque.

‘‘Foram mais de dez grandes operações realizadas em 2020, onde foi feita a proteção da comunidade pelos nossos policiais. A Polícia Militar de Rondônia tem exportado para outros estados tecnologia e conhecimento sobre atendimento de ocorrências. Hoje, o nosso Núcleo de Violência Doméstica e Familiar é referência na região Norte’’, comenta o comandante.

APLICATIVO PMRO CIDADÃO

Entre os lançamentos da comemoração dos 45 anos da Polícia Militar, foi apresentado o aplicativo “PMRO Cidadão”, disponível nos sistemas Android e iOS. Por meio dele, a população pode fazer denúncias, inclusive com envio de fotos, vídeo ou áudio, com a vantagem do georreferenciamento que permite a viatura ter uma localização precisa do local da ocorrência. O aplicativo ainda possui o módulo de proteção à mulher, pelo qual a vítima de violência doméstica poderá com um único clique acionar o botão de pânico para ativar a Polícia Militar.

Também é possível fazer denúncias e há informações sobre a Rede de Proteção à Mulher em Rondônia. Permite ainda, acesso a outros serviços como o site institucional da PMRO, redes sociais oficiais da Corporação, museu virtual, dicas de segurança e uma aba para que a população sugira melhorias.

REVISTA COMEMORATIVA

A revista especial dos 45 anos da Polícia Militar de Rondônia, em edição especial n° 07, possui cinco mil exemplares, mas também com formato digital, que poderá ser acessada no portal da PMRO. A tiragem impressa, faz parte de uma parceria com a Associação dos Praças da Polícia Militar de Rondônia (Aspra). O exemplar traz QR Code que permite ao leitor acesso a conteúdos exclusivos no meio digital, assim como um passeio no museu digital da Instituição Militar. A equipe técnica da Diretoria de Comunicação Social da PM, responsável pela produção da revista foi homenageada e cada integrante recebeu certificado de participação do projeto, além de um exemplar.

A revista foi elaborada pelo jornalista Paulo Ricardo Leal, soldado PM Renata Santos Pimentel, soldado Alfredo Justiniano Paes e as sargentos Wilany Barbosa dos Santos e Raicinaluz Leila da Silva Coeli Carnoski.

HOMENAGENS

A Polícia Militar aproveitou a comemoração para homenagear aqueles que tem contribuído com os trabalhos da Corporação. A primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, foi agraciada com a Medalha Mérito do Serviço Social da PM, pelo reconhecimento da parceria em somar com o fortalecimento da Corporação. O governador também reconheceu o empenho da secretária que tem apresentado resultados em assistência social aos que mais precisam e tiveram a situação econômica impactada pela pandemia. Uma das ações da Seas foi reativar o “Programa AmpaRo”, de transferência de renda a cerca de 28 mil famílias.

O promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, Shalimar Cristian Priester Marques, também foi homenageado.

ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE

O governador ressaltou que mais esforços serão feitos para tornar a Segurança Pública do Estado mais efetiva, a exemplo da aquisição do primeiro blindado da história das Forças Policiais de Rondônia que está sendo customizado para atender a realidade do Estado. ‘‘Esse é o primeiro, teremos outras aquisições como essa’’, disse.

O comandante da PM, coronel Almeida também reforçou esse feito histórico do Poder Executivo por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) que tem dado condições de fazer o enfrentamento a organizações criminosas com a aquisição do blindado, o que nunca foi feito anteriormente.

O coronel Marcos Rocha, aproveitou a ocasião para parabenizar o trabalho exitoso que está sendo feito pelo secretário da Sesdec, coronel José Hélio Cysneiros Pachá, por cumprir ordem de dar condições dignas de trabalho aos policiais e, consequentemente, fortalecer a proteção aos rondonienses. A Segurança Pública é tratada como área essencial para o desenvolvimento de Rondônia no Plano Estratégico do Poder Executivo Estadual.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo