Polícia

Trabalho desenvolvido pela Polícia Civil é destaque na Semana da Pátria em Rondônia

A Polícia Civil (PC) é um dos órgãos responsáveis pela Segurança Pública. Suas principais funções são prevenir, repreender e investigar crimes. A carreira dentro da PC pode ser exercida em várias funções, como agente, escrivão, delegado, perito criminal e perito papiloscopista. Cabe à Polícia Civil a apuração das infrações penais, descobrindo as autorias e comprovando a materialidade do crime.

ATUAÇÃO NA PANDEMIA

Apesar do cenário desafiador da pandemia, não houve em nenhum momento a interrupção dos serviços da polícia judiciária. Em 2021, nos primeiros sete meses, cerca de 40 operações policiais foram deflagradas. Além disso, várias ferramentas foram disponibilizadas para facilitar o acesso da sociedade à Polícia Civil. Uma das preocupações foi em ajudar o cidadão a não precisar sair de casa para registrar uma ocorrência, sendo criada então, a “Delegacia Virtual”.

A participação da Polícia Civil também teve destaque em investigações realizadas na Capital e no interior do Estado, em eventuais “fura-filas” durante a vacinação contra covid-19. Uma ordem legal instituída pelo Ministério da Saúde (MS), colocou como prioridade esse tipo de investigação.

HONRA À PROFISSÃO

O delegado Thiago Flores, está no cargo há 17 anos, e atualmente também exerce a função de Diretor de Departamento de Polícia do Interior do Estado. Para ele,

“Ser um policial civil é uma das mais antigas, nobres e difíceis missões. Mas também é uma das profissões mais honrosas do mundo. É ser filho de uma Pátria e irmão de uma nação”, destacou Thiago.

Outro delegado que tem orgulho da profissão é Lucas Torres Ribeiro, que exerce o cargo há quase 11 anos. “O que nos move? O sentimento, o desafio, desejo, dever, a recompensa e a missão. Poderíamos simplesmente responder: a busca pela justiça, a defesa da ordem ou ainda, a proteção dos mais fracos. Todas estas respostas estariam corretas, mas nada disso se resume em nenhuma destas frases prontas, pois são nuances muito mais profundas, e difíceis de explicar, embora fáceis de sentir, para os que escolhem seguir esta carreira, árdua, porém honrada e nobre”, comentou.

Para completar a conceituação sobre ser um policial civil, exclarece que, “Tudo valera à pena enquanto tivermos forças para defender a sociedade, as nossas famílias e a nossa pátria amada!”, fatizou, o delegado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo