Política

CPI DA ENERGISA: Mariana Carvalho participa de audiência e pede fim do descaso com os consumidores

A Deputada Federal Mariana Carvalho participou nesta segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, de
audiência pública da CPI da Energisa. A parlamantar reforçou seu apoio ao trabalho da comissão de inquérito e cobrou da empresa de energia o fim do descaso e um olhar humanizado para com os consumidores rondonienses.

-->

Mariana Carvalho elencou uma série de ações que tem liderado em Brasília em favor da população e contra os abusos cometidos pela Energisa no Estado.

“Não é aceitável que continuemos tenho um serviço de má qualidade sendo prestado, com constantes interrupções no fornecimento e prejuízos aos consumidores”, destacou, ao citar relatos de moradores de municípios como Porto Velho, Cabixi e Governador Jorge Teixeira.

Mariana reiterou aos deputados estaduais e a todos os presentes sobre o trabalho em Brasília contra esses abusos. A Deputada ainda ter esperança quanto a aprovação de seu Projeto de Decreto Legislativo (PDC( 1107/18, que aguarda a apreciação pela CCJ da Câmara e que pretende sustar o reajuste de mais de 20% praticado pela Energisa em 2018.

“São muitos os problemas, como denúncias de medidores supostamente adulterados e contas de energia vindo mais altas a cada mês, mesmo sem aumento no consumo ou reajuste legal aprovado. Além, claro, dos apagões, as quedas de energia em todas as partes de nosso estado, como muitos cidadãos têm relatado na maioria dos nossos Municípios”, ressaltou.

Durante a audiência, Mariana falou ainda sobre o PL 3157/15, que apresentou no sentido de fazer com que as companhias sejam responsabilizadas a pagar pelos danos causados aos consumidores por essas interrupções de fornecimento. Uma forma, segundo ela, de compensar o consumidor que já paga uma conta alta e quando mais precisa se vê desamparado.

“Também apresentei pedido de audiência a ser realizada na Câmara e uma proposta para que o TCU auxilie a apurar os reajustes praticados pela Energisa”, lembrou.

Na avaliação da Deputada, o trabalho da bancada federal na Câmara, somado à atuação dos Deputados Estaduais na CPI da Energisa, sob a presidência do Deputado Alex Redano e relatoria do Deputado Jair Montes, são fundamentais para que haja uma mudança de postura por parte da companhia de energia em relação aos consumidores.

“Afinal, já chega, ninguém aguenta mais pagar uma conta tão alta por um serviço tão básico e que sequer tem a qualidade esperada. Vamos continuar o trabalho pela aprovação de cada uma dessas medidas, na defesa do consumidor”, reforçou, ao destacar que Energisa precisa respeitar os consumidores.

PANDEMIA
Em 2020, com a pandemia da Covid-19, Mariana apresentou o Projeto de Lei 885/20 para impedir que as companhias de energia e as de água fizessem cortes no fornecimento aos consumidores durante a pandemia. Propôs ainda o PL 4428/20 para impedir reajustes na tarifa de energia elétrica até o final de 2021 e garantir que o reajuste represado não seja repassado de uma só vez aos consumidores, mas sim escalonado em 5 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo