Política

Deputado Anderson Pereira vai fiscalizar empresas que não cumprem Lei de passagem gratuita para pessoas com câncer

Sancionado pelo Governo do Estado e publicado no Diário Oficial no último dia 30 de junho, o Projeto de Lei 5.036/2021, de autoria do deputado estadual Anderson Pereira (PROS), que garante passe livre no transporte rodoviário intermunicipal às pessoas com diagnóstico de câncer não vem sendo cumprindo pelas empresas do setor.

-->

De acordo com o parlamentar, o prazo de 120 dias após a publicação no Diário Oficial, estipulado para o início do cumprimento da Lei, já passou e mesmo assim ele vem recebendo denúncias de pessoas que realizam o tratamento contra o câncer de que as empresas de transporte não estão concedendo o benefício garantindo pelo poder público.

“Já existe um decreto que regulamenta a gratuidade da passagem intermunicipal para as pessoas em tratamento de câncer, mesmo assim as empresas não estão cumprindo a Lei, isso além de ilegalidade é uma desumanidade com esses cidadãos”, disse Anderson Pereira.

A lei de nº 5.036/2021 foi devidamente regulamentada através do decreto nº 26294 de 06 de agosto de 2021, e concede passe livre às pessoas que fazem tratamento de câncer no sistema de transporte coletivo intermunicipal. Anderson informou que se caso a lei seja descumprida pelas empresas, ele notificará a Defensoria Pública, Procon e Ministério Público do Estado para que outras medidas sejam tomadas. O parlamentar orienta para que a população também denuncie caso haja descumprimento.

O deputado Anderson Pereira garantiu que irá fiscalizar as empresas do setor para constatar se elas estão cumprindo ou não a Lei. “Tenho informações de muitos cidadãos que estão procurando a Defensoria Pública para relatar esse descaso, vou dar início à fiscalização e vamos alertar sobre os problemas gerados em decorrência do não cumprimento desta Lei. Acredito que essa Lei fala mais sobre respeito e humanidade às pessoas do que qualquer outra coisa”, destacou Anderson Pereira.

Em Rondônia, quatro unidades de saúde, credenciadas pelo SUS, atendem pacientes com câncer. O Hospital Regional de Cacoal (HRC), na Região Central do Estado, e em Porto Velho, o Hospital de Amor Amazônia (HAA); Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e Instituto de Oncologia e Radioterapia São Pellegrino.

De janeiro a maio de 2021, somente o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro atendeu 3.491 pacientes com câncer, oriundos de vários municípios. Em janeiro, foram 627 atendimentos; fevereiro 527; março 713; abril 620 e maio outros 1.004. Segundo o Ambulatório de Alta Complexidade do HB, o fechamento das estatísticas de atendimento em junho ainda não foi concluído.

Texto e foto: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo