Política

Ex-presidiário Lula, começa a ser julgado no STJ

A quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou nesta quarta-feira (22) a julgar o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Lula no caso do triplex no Guarujá. Lula foi condenado a 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão em regime fechado.

Em função da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o julgamento acontece de maneira virtual. Os ministros têm até o dia 28 deste mês para incluírem seus votos no sistema eletrônico.

A defesa de Lula questiona o julgamento virtual . Para os advogados do ex-presidente, eles deveriam ter o direito de se opor a essa modalidade, e como não tiveram sua realização é irregular. “Eventual julgamento que venha a se realizar diante desse cenário será nulo, por afrontar as disposições regimentais e o devido processo legal em toda a sua extensão […], incluindo-se as garantias do contraditório e da ampla defesa”, escreveu Cristiano Zanin, advogado da equipe do petista.

Lula foi condenado em primeira e segunda instâncias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro . A Justiça entendeu que o apartamento foi dado ao então presidente pela empreiteira OAS como retribuição por contratos fechados com a Petrobras.

Ele também já foi julgado pelo STJ , que manteve os entendimentos anteriores, mas reduziu o tempo de pena. O recurso apresentado agora visa esclarecer contradições e omissões do julgamento. Segundo a defesa, isso pode levar à absolvição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo