Política

MP investiga casal que aterrorizava agricultores em RO

Porto Velho, RO – O promotor de Justiça Jesualdo Leiva de Faria, da 17ª Promotoria de Justiça de Porto Velho, determinou a investigação de denúncia recebida pela instituição de fiscalização e controle.

-->

A situação diz respeito a determinado casal que estaria utilizando uma associação a fim de aterrorizar agricultores em sua região de atuação.

As alegações, encaminhadas em caráter informal via Ouvidoria do órgão, destaca o seguinte:

“Denúncia em desfavor da sra […] (que se intitula presidente de Associação na linha C01, km 17, BR 319, lado direito) e seu suposto esposo […], por abrir várias estradas na referida linha, e também no KM 17,5 (sem m autorização). Se apropriar das terras para comercializar com ameaças a alguns agricultores do local. Utilizar o título de presidente de associação para por meio de grupos criados no watssapp, incitar os “associados” (maioria dos que adquiriram terra com ela) a fazer o que chama de justiça (invandir terra alheia utilizando inclusive da força física), contando muitas vezes com o apoio “in off” de servidores municipais (semagric) e estaduais (sedam), sem qualquer observância a legalidade.” (SIC)

A denúncia foi transcrição acima de maneira integral, de forma literal, sem correções, conforme encaminhada ao Ministério Público (MP/RO). O nome dos investigados foi suprimido na veiculação porquanto não há decisões judiciais condenatórias com status de transitado em julgado.

Por conta do relato, o promotor responsável deflagrou inquérito civil difusos e coletivos “com vistas a apurar eventual ocorrência de crime ambiental e suas responsabilidades, decorrente de abertura de estradas rurais na Linha C01, supostamente sem o devido licenciamento, contrariando a legislação ambiental”.

Entre as diligências já sacramentadas no inquérito estão o encaminhamento de ofícios à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) e à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) a fim de colher esclarecimentos das respectivas pastas sobre o tema.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA PORTARIA DE INSTAURAÇÃO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo