Política

Professor Rodnei Paes quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre sua cirurgia, seus dias na UTI e recuperação

Quebrando o silêncio e falando pela primeira vez Rodnei Paes que é professor em Rolim de Moura (RO) desde 1984, empresário, já foi vereador por dois mandatos e também ocupou o cargo de Secretário de estado de Esporte e Cultura, fala sobre sua cirurgia de urgência, internação, vários dias em uma UTI, intubação, alta e recuperação. Professor que nas eleições municipais de 2020 pleiteava o cargo a prefeito municipal de Rolim de Moura, e teve que se afastar bem no início da campanha para passar por uma cirurgia de urgência.

Jornal Info Rondônia: Quando foi a primeira vez que o senhor teve conhecimento do seu problema de saúde?

Rodnei Paes:  No início do mês de julho/2020 comecei a ter dificuldades na hora de evacuar, de imediato procurei um médico e depois de vários exames, fui diagnosticado com um tumor no intestino e fui orientado que deveria passar por uma cirurgia de imediato.

Jornal Info Rondônia: Isso foi bem no momento que o senhor estava para definir sua candidatura à prefeitura de Rolim de Moura. Chegou a pensar em desistir?

Rodnei Paes:  Olha, confesso que fui pego de surpresa, pois sempre cuidei da minha saúde, nuca bebi, nunca fumei e sempre pratiquei atividade física. De imediato falei com minha família, e depois com os companheiros que estavam envolvidos neste projeto que era concorrer à prefeitura, procurei ser bem transparente, deixei eles à vontade para que, se quisessem, poderiam substituir por outro nome, mas a resposta deles me surpreendeu, tanto meus familiares como os companheiros me incentivaram a dar continuidade, acreditando em uma boa e rápida recuperação.

Jornal Info Rondônia:  Mas o que foi que deu de errado que a sua internação foi tão longa?

Rodnei Paes:  Pois bem, depois de ter a cirurgia autorizada, o Dr Francisco (cirurgião) logo marcou o dia da mesma, e isso foi bem no início da campanha. De acordo com o médico a cirurgia para a retirada do tumor no intestino foi um sucesso, mas ocorreu que bem no segundo dia fui acometido por uma grande hemorragia, onde tive que retornar para uma segunda cirurgia para estanca-la, só que, devido a perda de muito sangue o grampo utilizado na cirurgia do intestino se soltou, me levando para uma terceira cirurgia, tudo isso em menos de 7 dias. E com isso o meu quadro clinico foi se agravando.

Jornal Info Rondônia: Então foi devido a essas três cirurgias que o senhor acabou tendo que ficar todo esse tempo internado?

Rodnei Paes:  Sim, logo depois da terceira cirurgia fui encaminhado para uma UTI, e lá as coisas se complicaram mais ainda, tive uma infecção abdominal, posteriormente uma infecção pulmonar gravíssima, adquiri uma bactéria extremamente resistente, daí fui entubado, depois fizeram uma traqueostomia e devido à grande quantidade de antibióticos ingeridos tive uma insuficiência renal aguda e o meu rim parou, consequentemente tive que começar a fazer hemodiálise. Enfim foram 54 dias de internação, sendo 46 dentro de uma UTI, onde recebi alta no dia 16/12 com 30 kg a menos.

Jornal Info Rondônia: Depois que foi internado, o senhor não teve mais contato e nem informações de como estava transcorrendo as eleições municipais 2020 de Rolim de Moura?

Rodnei Paes:  Nenhuma, na verdade depois que você é internado em uma UTI, dependendo da gravidade (o meu caso era GRAVÍSSIMO) você não tem contato nem com a família, inclusive no dia da eleição (15/11) eu estava sedado e inconsciente. De acordo com a equipe médica eu só fui começar a recuperar a consciência lá pelo dia 04/12, daí foi quando autorizaram a minha esposa Roberta Paes entrar na UTI para poder me ver. Na verdade não tinha noção de quanto tempo de internação e nem pelas complicações que havia passado, muito menos de como teriam ocorrida as eleições municipais.

Jornal Info Rondônia: O senhor acredita que se não fosse este problema de saúde, e tivesse podido participar ativamente da campanha, o resultado poderia ser outro?

Rodnei Paes:   Acredito que sim, desde o início quando decidi a concorrer ao cargo de prefeito municipal de Rolim de Moura sempre acreditei que as nossas chances eram boas. Na eleição anterior tive quase 8 mil votos, a diferença para o prefeito eleito na época foi de pouco mais de 400 votos. A população de Rolim de Moura me conhece e sabe que sou uma pessoa séria, moro em Rolim desde 1984 onde atuo como professor (tenho uma profissão, não vivo de política), fui vereador, secretário de estado, diretor de várias escolas no município, professor universitário, fui gestor por mais de 20 anos de minha própria empresa (Academia Hidromania), fiz parte da diretoria da ACIRM, enfim, tenho um bom trabalho prestado a nossa sociedade. Pois bem, com toda esta experiência eu acreditava que a população estaria me dando um voto de confiança para estar à frente da prefeitura de Rolim de Moura, onde a minha proposta era de montar uma boa equipe de trabalho, aproveitando o que nós temos de melhor entre os nossos servidores municipais e com apoio da classe empresarial realizar uma administração participativa, transparente, com uma visão empreendedora e inovadora.

Jornal Info Rondônia: Mas o senhor acha que os resultados das eleições municipais de 2020 foram justos?

Rodnei Paes:  Acredito muito na democracia, a população teve à disposição vários nomes para escolher tanto para o executivo como para o legislativo, e a maioria fez a sua escolha. Penso que não cabe a nós ficarmos reclamando, criticando ou até mesmo torcendo para que os eleitos não tenham um bom desempenho, pelo contrário, moro em Rolim de Moura quero o melhor para a nossa cidade, e por isso desejo sucesso a todos eles, e que tenham seus mandatos voltados para o interesse coletivo, buscando ao máximo minimizar as demandas do poder público, e oferecer a população uma melhor qualidade de vida.

Jornal Info Rondônia: E hoje, como está sendo a recuperação da saúde do senhor?

Rodnei Paes:  Estou me recuperando muito bem, Graças a DEUS. Lembrando que em dezembro quando tive alta da UTI, vim para casa em cima de uma cadeira de rodas com 30 kg a menos, passei pela fase do andador e depois por muita fisioterapia. Acredito que devido ao meu histórico de sempre ter praticado atividades físicas, estou tendo uma recuperação bem rápida. Hoje já recuperei 26 kg, estou caminhando e já retornei a fazer alguns pedais de bicicleta. Ainda continuo com acompanhamento médico, tomando alguns suplementos, mas posso dizer com todas as letras que sou um milagre, “DEUS” foi (e está sendo) maravilhoso comigo, me deu a oportunidade de acompanhar o nascimento do meu primeiro neto em maio/2021 e agora dia 11 de julho tive o privilégio de completar 60 anos, por isso tenho muito a agradecer.

Jornal Info Rondônia: Ano que vem teremos novamente eleições, agora para deputados, senadores, governadores e presidente da república. O senhor vai se colocar à disposição para concorrer a algum desses cargos eletivos?

Rodnei Paes:  Olha já recebi alguns convites, mas vejo que ainda é muito cedo para se falar nisso, com toda sinceridade hoje tenho como prioridade cuidar da recuperação da minha saúde. Confesso que gosto de estar envolvido no meio político, vejo ser muito importante pessoas do bem (não me considero melhor que ninguém) se colocarem a disposição para que a população tenha outras opções. Mas com certeza, caso não seja candidato, estarei apoiando algum projeto que seja de interesse da nossa sociedade.

(Este material não pode ser publicado, retransmitidos, reescritos ou redistribuído em jornais eletrônicos sem autorização  da direção da redação do jornalinforondonia.com, mesmo citando a fonte).

-->

Autorizado a reprodução para emissoras de rádios e televisão

Hoje já recuperou 26 kg, está caminhando e já retornou a fazer alguns pedais de bicicleta Foto: Arquivo Pessoal

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo