Política

Ronny Ton Zanotelli destaca trabalhos arqueológicos em Rolim de Moura

Na última Sessão Legislativa, o vereador Ronny Ton Zanotelli (PTB) falou sobre os trabalhos de pesquisa e preservação arqueológica que tem sido realizada nos últimos anos em Rolim de Moura.

-->

Zanotelli contou que tem acompanhado de perto, por meio do pesquisador Carlos Neves, a situação atual do Sítio Arqueológico do Sitio Anta Atirada 1 e 2, que está localizado dentro dos limites de Rolim de Moura.

“Estes são Sítios de preservação históricas fundamentais para a compreensão das populações indígenas, que segundo os arqueólogos, são de um período anterior até mesmo ao Império Inca, que já se provou que mantinham grupos populacionais em Rondônia, especificamente em nossa região”, explicou.

O petebista lamentou que, em anos anteriores, Rolim perdeu a oportunidade de criar centro de pesquisa arqueológico, que hoje está sedeado na cidade de Presidente Médici.

“Infelizmente, por questões passadas, não foi dada a relevância devida à preservação arqueológica em Rolim, estando hoje nossos artefatos e descobertas sob a tutela do Museu da nossa cidade vizinha, que tem feito um trabalho muito importante e que a Câmara de Vereadores está a disposição para ajudar no que for possível”, refletiu.

O vereador rolimourense ainda frisou que momento de valorização histórica dos povos ancestrais tem sido uma das áreas da arqueologia que mais tem trazido respostas sobre a origem dos povos que hoje estão no Brasil.

“Os historiadores tem dado cada vez mais importância para os registros pré-colombianos e temos em Rolim sítios incríveis que necessitam do apoio público para esta preservação e estamos agindo neste sentido”, arrematou Ronny Ton.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo