Política

Vereador Claudinho da Cascalheira solicita audiência para discutir demandas das agroindústrias de Rolim de Moura

Preocupado em alavancar o potencial das agroindústrias familiares no município de Rolim de Moura o presidente da Câmara Municipal, vereador Claudinho da Cascalheira (PSL) durante a Sessão realizada nesta segunda-feira, 10, apresentou requerimento solicitando a realização de audiência pública virtual para discutir a implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). A ideia do parlamentar é que o sistema seja usado em Rolim de Moura

-->

Ao justificar o Requerimento nº 044/2021, Claudinho da Cascalheira disse que embora a discussão do tema esteja mais ligada aos órgãos estaduais, é necessário que o município provoque a discussão para que o assunto não caia no esquecimento, prejudicando dezenas de produtores agroindústrias no município. “A discussão que trata o SUSAF representa a unificação do Selo Sim, o que possibilita que as agroindústrias que possuam este selo possam comercializar seus produtos em todo o Estado de Rondônia”, destacou o presidente.

Claudinho disse ainda que outra forma de conseguir a liberação desta comercialização é por meio de consórcio, entretanto com esta metodologia é necessário reunir toda uma região do estado, o que demanda de maior tempo. O vereador defendeu a unificação dos poderes em torno da desburocratização para a adesão ao SUSAF, o que garante os benefícios da livre concorrência entre os produtores. O parlamentar acrescentou que em 2019 acompanhou algumas audiências públicas com o deputado estadual Ismael Crispin, onde acompanhou a demanda das agroindústrias.

Ainda no requerimento Claudinho da Cascalheira solicitou que sejam convocados para a audiência virtual, autoridades responsáveis pelas agroindústrias do nosso município, bem como os responsáveis pelos seguintes órgãos IDARON, EMATER, SEAGRI, SEBRAE, Governador do Estado, Vice-Governador, entre outros. Após lido e discutido em plenário o requerimento foi aprovado por unanimidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo