Política

Vereador Eurico Gomes parabeniza equipe pela realização da VII Conferência Municipal

O vereador Eurico Gomes (PODEMOS), “Eurico da rádio” de Rolim de Moura, participou na ultima semana da VII Conferência Municipal de Rolim de Moura, realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), juntamente com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) nos dias 6 e 7 de outubro, no auditório da Faculdade Estácio (FSP). Durante o evento foram discutidos os 5 (cinco) eixos temáticos da Conferência, encaminhados pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS):

-->

EIXO 1 – A Proteção Social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

EIXO 2 – Financiamento e Orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

EIXO 3 – Controle Social: O lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

EIXO 4 – Gestão e Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

 

João Márcio de Oliveira Rodrigues, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Rolim de Moura (CMAS-RM), reforçou que a Conferência Municipal tem como tema principal, “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, para enfrentar as Desigualdades e Garantir a Proteção Social”.

As Conferências são grande oportunidade para avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política e pública por todos os atores envolvidos, como condição para: a consolidação do SUAS; a garantia de direitos socioassistenciais dos usuários e da proteção social não-contributiva; a contribuição para a equidade e a para a redução de desigualdades; a organização das ofertas de modo condizente com as demandas da população brasileira; e a contribuição da Política de Assistência Social para a melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.

 

Para o vereador Eurico Gomes, ter participado desta conferência foi muito importante, pois pode perceber o quanto ainda precisa ser feito para melhoraria da população rolimourense.

Eurico que faz parte da Comissão Permanente de Saúde na Câmara Municipal, agora também foi escolhido para ingressar a Comissão Intersetorial, Comissão essa que será para discutir, planejar as ações e articular com os setores que compõem a Rede de Atendimento para atender a demanda das pessoas em situação de rua com objetivo de melhoria e busca de saída das situações hora vivenciada.

“Quero aqui deixar meus agradecimentos e parabenizar toda equipe pela realização dessa importantíssima Conferência Municipal, pude aprender muito e com isso podemos colocar em prática para ajudar a população do nosso município”, relatou o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo