Rede Cristã

Divórcios crescem 31,2% em Rondônia no mês de junho

O número de divórcios subiu 31,2% em Rondônia no mês de junho, segundo o Colégio Notarial do Brasil. Junho foi o primeiro mês em que casais puderam se divorciar pela internet, por conta da pandemia do novo coronavírus.

-->

Os dados dos tabeliães de notas que atuam em cartórios do estado foram divulgados nesta semana e revelam que Rondônia teve 101 separações em junho de 2020, ante 77 divórcios no mesmo mês do ano passado.

Para o Colégio Notarial do Brasil, a possibilidade de fazer o processo de separação online é a principal responsável por esse crescimento durante a pandemia de Covid-19. A autorização para divórcio pela internet foi publicada em 26 de maio, mas a aplicação efetiva começou em junho.

Mesmo com um crescimento de 31,2% de separações em junho, o mês com mais divórcios este ano foi maio, com 109 processos concretizados.

Ao todo, foram 582 divórcios no primeiro semestre deste ano. O número é 1,5% menor do que o registrado nos seis primeiros de 2019, quando ocorreram 591 separações.

Divórcio online

Segundo o Colégio, o casal que deseja se divorciar nem precisa se encontrar pessoalmente. O processo pode ser feito em ambientes diferentes e até por meio do celular. Para isso, os interessados devem procurar um cartório e solicitar um certificado eletrônico.

Depois é feita uma videoconferência entre as duas partes e o tabelião, para a confirmação do desejo. A assinatura do documento também pode ser feita de forma eletrônica.

A modalidade virtual, no entanto, não está disponível para divórcios litigiosos – em que não há consenso entre o casal – e nos casos em que há filhos menores de idade. Nessas situações, o processo precisa correr na Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo