Rede Cristã

Mulher a.C e Mulher d.C

Todos os anos a sociedade comemora o Dia internacional da Mulher, neste dia muitas palestras e comemorações são realizadas, principalmente no mundo ocidental.

-->

Flores, cartões entre outros penduricalhos são oferecidas às mulheres.

Mas como a mulher é vista na Bíblia? isto é, a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).

A mulher entrou no cenário Mundial através de um ato realizado por Deus. Ao verificar que o homem estava só e que não havia nada idoneo para ele. Ele fez com que o homem dormisse um profundo sono e de uma de suas costelas fez uma mulher e trouxe ao homem e o homem fez a sua primeira poesia ao dizer : essa agora é carne da minha carne e ossos dos meus ossos.

Ambos eram iguais em todos os aspectos físicos e espirituais, todos os dois tinham os mesmos direitos e também os mesmos deveres. Isso foi no tempo da chamada inocência.

Mas um ato trouxe consequências a toda a humanidade : ao homem, a mulher e também a terra.

Entre as consequências diretas à mulher estava: que o seu desejo seria para o seu marido e ele a dominaria.

A partir daí a mulher CASADA começou a ser dominada pelo homem, todas as suas ações e atividades eram controladas pelos homens, algo que a sociedade moderna chama de machismo.

a.C.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 20:17

Observe que o mandamento dizia não cobiçarás a mulher do teu próximo, colocando a mulher entre os bens do homem como algo de seu controle e de seu domínio. A sociedade daquela época entendia desta forma o mandamento escrito.

d.C.
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Gálatas 3:28

Mas como interpretar os textos que falam da submissão da mulher ao homem nos escritos paulinos?

Para isso é necessário analisar os aspectos culturais da época em que Paulo escreveu , sabendo que o cristianismo ainda estava sobre a sombra do judaísmo com seus costumes e tradições. Pode-se verificar isso ao vermos escritos em que a mulher era proibida de ensinar para igreja ,que deveria aprender com o marido em casa e que também a mulher teria que profetizar com véu e o homem era desonroso fazê-lo usando a cabeça coberta, a prática do ósculo (beijo) santo, costumes típicos dos judeus.

E esta submissão como diz a bíblia é para as casadas e deve ser como ao Senhor e a Bíblia é clara ao afirmar que todas as coisas que fomos fazer aos homens façamos como se tivesse fazendo a Deus, portanto tanto o homem como a mulher tem seus direitos e deveres iguais perante Deus.

Eu faço uma comparação : um casal, homem e mulher ,em cima de um cavalo, alguém tem que segurar as rédeas e este é o homem ,mas a mulher fica ao seu ouvido ajudando e direcionando para direita ou para esquerda.

Onde o cristianismo chega proclama a liberdade das mulheres, coloca em seu devido lugar ,como diz o mandamento que entre os bens mais preciosos que um homem pode preservar está a mulher, por isso diz a Palavra de Deus : maridos amai as vossas mulheres,como Cristo amou a igreja.

A mulher é para ser zelada como rainha e o conflito começa quando ela é tratada como escrava.

O feminismo coloca um papel às mulheres para os quais Cristo não colocou.

PS: Não temos compromissos com interpretações bíblicas denominacionais equivocadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo