Saúde

Agevisa homenageia e debate segurança dos profissionais da saúde e pacientes em transmissão ao vivo

A coordenação de Segurança do Paciente (SP) da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) fará nesta quinta-feira (17), às 18h, no canal institucional do Facebook, uma transmissão ao vivo (live), como forma de homenagear e agradecer o trabalho dos profissionais que atuam na área de segurança do paciente.

-->

A Organização Mundial de Saúde (OMS), definiu o dia 17 de setembro, como dia mundial em alusão à Segurança do Paciente (SP), objetivando sensibilizar gestores, profissionais de saúde e comunidade sobre a importância de ações nos serviços de saúde que visem a redução de eventos adversos, principalmente danosos.

Atualmente no cenário da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, é notório os desafios que os profissionais de saúde enfrentaram globalmente, desempenhando suas atividades na linha de frente do combate à Covid-19, onde tiveram que enfrentar um vírus desconhecido, estigmas, transtornos psicológicos e emocionais, adoecimento e, infelizmente, alguns a morte. E como uma forma de prestigiar esses trabalhadores a OMS definiu como tema este ano: “Segurança do profissional de saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”.

E para homenagear e agradecer a esses profissionais a Coordenação Estadual de SP, preparou algumas ações para este dia, entre elas, uma live para que os desafios encontrados pelas equipes de Segurança do Paciente dos hospitais possam ser discutidos e levados a comunidade, de maneira que as convidadas relatem  um pouco da experiência que estão tendo na condução da assistência aos pacientes durante a referida pandemia. A live, a ser transmitida no Facebook da Agevisa, conta com a participação de duas coordenadoras de Educação Permanente, Claudia Rizolene, do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e Flávia Xavier, do Hospital Regional de Cacoal, e a coordenadora de SP do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Tatiana Tome Doe.

MOBILIZAÇÃO

Segundo a coordenadora Estadual de Segurança do Paciente, Rosa Almeida, os serviços de saúde do Estado sempre se mobilizam nessa data para reforço das metas aos colaboradores, ao que reforça: “Estamos enfrentando um ano atípico, muitos colegas (coordenadores de SP dos hospitais e demais serviços) precisaram se reinventar e nós da coordenação também, passamos por muitas turbulências, mas parabenizamos os serviços públicos e privados do Estado, que mesmo em meio às dificuldades enfrentadas não deixaram a segurança do paciente em segundo plano, sabemos que ambientes estressantes, podem promover um aumento de eventos adversos, mas o que se viu de início foi uma corrida às ações seguras, muitos serviços do mundo todo passaram pelas mesmas dificuldades iniciais, mas aos poucos estamos recuperando o folego e caminhando para um fechamento de semestre com ações de promoção a cultura de segurança do paciente no Estado, prova disso é a retomada de ações de Segurança do Paciente na Atenção Primária a Saúde”, destacou.

Os serviços de saúde de Rondônia estão caminhando para consolidação da elevação de uma cultura de segurança, um longo caminho que a comunidade também pode contribuir. Os serviços devem adotar metas para uma assistência com redução de dados, entre elas: identificação do paciente, comunicação efetiva, cirurgia segura, higiene de mãos, redução do risco de queda e lesão por pressão, e prescrição e administração segura de medicamentos. “Sempre que procurar um serviço de saúde converse sobre a adoção dessas medidas, verifique se estão promovendo ações relativas às metas, todos os pacientes e usuários podem contribuir”, acrescentou Rosa Almeida.

A direção da Agevisa pretende neste dia 17 de setembro promover um dia de reflexão e sensibilização para a importância da Segurança do Paciente, de forma que o slogan da campanha deste ano possa perpetuar: Profissionais de saúde seguros, pacientes seguros. Defenda a sua segurança e a do profissional de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo