Saúde

ATENÇÃO PAIS!: Doença paralisante infantil pode ter surto em 2020, diz agência

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, alertou a população para uma nova onda de mielite flácida aguda, doença viral que atinge principalmente crianças menores de cinco anos.

-->

De acordo com a entidade, o pico da doença deve acontecer ainda em 2020, entre os meses de agosto e novembro no País. Os últimos registros dessa condição rara ocorreram em 2018 e a mesma atingiu pelo menos 238 crianças em 42 estados norte-americanos, deixando algumas delas paralisadas até hoje.

Mielite flácida aguda

Mais conhecida como AFM, a doença é causada pelo enterovírus denominado EV-D68. O quadro é da mesma família da poliomielite e costuma atingir a medula espinhal. A mielite flácida aguda promove diminuição da sensibilidade e força dos músculos e, consequentemente, provoca uma paralisia. A doença ainda é pouco conhecida, mas sabe-se que também pode causar danos respiratórios.

Ainda de acordo com o CDC, pelo menos metade dos casos registrados acometeram crianças com menos de cinco anos na última onda da doença. A agência também frisou que, em um caso emergencial de AFM, o atendimento médico deve ser procurado imediatamente, mesmo em áreas com alta incidência de COVID-19.

Segundo Robert Redfield, diretor da Agência de Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças dos Estados Unidos, identificar os sinais e sintomas causados por esse vírus pode salvar crianças. “O reconhecimento e diagnóstico precoce são essenciais. Estamos nos preparando para detectar, tratar e reabilitar crianças com AFM”, afirmou o médico

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo