Saúde

Comer chocolate ajuda a queimar gordura na menopausa

Se você está passando pela menopausa, essa é a notícia que você precisa ler hoje. Uma pesquisa publicada no Faseb Journal confirmou os benefícios de comer pequenas quantidades de chocolate à saúde. E mais, acrescentou que as mulheres que estão enfrentando os efeitos hormonais que acompanham o final do período reprodutivo podem usá-lo para ajudá-las a dormir melhor e a queimar gordura.

-->

A pesquisa acompanhou 19 mulheres na pré-menopausa, período que antecede o fim da menstruação e é caraterizado por variações hormonais associadas ao aumento de peso, sensação de calor, irritabilidade e irregularidades no sono. A quantidade de participantes é pequena e consiste na principal limitação do estudo, por isso os resultados devem ser encarados com parcimônia.

As voluntárias foram submetidas a uma dieta controlada na qual 85 gramas de chocolate eram permitidas uma hora depois de acordar ou uma hora antes de dormir. Segundo os pesquisadores, a dieta diminuiu a fome e o desejo por alimentos doces das participantes, principalmente, porque reduziu os níveis de glicose no sangue. O hábito também levou as voluntárias a terem mais energia para as atividades físicas e isso fez com que queimassem gordura e atingissem a desejada perda de peso.

As que usaram sua cota de chocolate à noite também relataram padrões menos erráticos no adormecimento e melhor qualidade geral do sono. De acordo com a nutricionista Shena Jaramillo, entrevistada pelo portal Insider sobre o assunto, é provável que a dieta controlada tenha suprido adequadamente às necessidades das participantes. Ou seja, não só o chocolate teria proporcionado os benefícios relatados, mas o conjunto dos alimentos ingeridos somados aos hábitos cotidianos das pacientes.

“Muitas pessoas que estão lutando para perder peso consomem, na verdade, poucas calorias e sabe-se que pulam o café da manhã “, afirmou Jaramillo. “Adicionar chocolate, ou qualquer outro alimento, permite que o corpo seja adequadamente nutrido e também ajuda a reduzir o desejo por alimentos doces. As pessoas ficam menos propensas a comer compulsivamente no final do dia, pois não se sentirão tão restringidas”, completou a especialista.

Benefícios
Os benefícios do chocolate são bastante conhecidos. É um alimento rico em fibras e minerais como potássio, fósforo, cobre, ferro, zinco e magnésio. Além disso contém teobromina e cafeína, substâncias diuréticas e estimulantes do sistema nervoso central.

O cacau também é uma excelente fonte de antioxidantes e flavonoides. No entanto, o alimento é gorduroso e, por isso, seu consumo deve ser feito com parcimônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo