Saúde

Covid-19 pode manifestar sinais na língua, alerta estudo

A covid-19 tem sido associada a várias manifestações cutâneas, como manchas avermelhadas ou arroxeadas, principalmente nas extremidades do corpo. O que pouco tem sido falado é de alterações na língua, que também estariam ligadas ao novo coronavírus.

-->

De acordo com um estudo espanhol publicado no British Journal of Dermatology, um em cada quatro pacientes diagnosticados com a doença apresenta sinais na língua. Além de manchas, também foram relatados inchaço e feridas. Alguns pacientes ainda reclamam de queimação na boca.
O estudo foi realizado com 666 pacientes em um hospital de Madri, na Espanha, entre os dias 10 e 25 de abril de 2020. Os participantes tinha idade média de 55 anos.

No geral, 304 nossos pacientes (45,7%) apresentaram uma ou mais manifestações mucocutâneas. As alterações na cavidade oral foram observados em 78 casos (25,7%).

A alteração lingual mais comum observada na pesquisa foi a papilite lingual transitória, uma inflamação temporária que causa inchaço da superfície da língua.

Mais de 6% dos pacientes tinham glossite, inflamação ou infecção que altera a coloração da língua e também pode causar inchaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo