Saúde

Emagrece e melhora o humor! Conheça os benefícios do pó de guaraná

O pó de guaraná é um produto rico em nutrientes, feito a partir das sementes do guaraná – planta típica da Amazônia. Entre seus benefícios estão o estímulo à queima de gordura corporal, o aumento do estado de alerta e atenção e a melhoria do humor.

-->

O estimulante natural pode ser consumido com sucos ou diluído em água, mas também é facilmente encontrado em cápsulas e em suplementos termogênicos. Conheça os cinco principais benefícios da ingestão regular do produto:

Melhora o rendimento nos treinos

O alimento aumenta a disposição e o estado de alerta, favoráveis para a dedicação durante os treinos esportivos. Outro ponto positivo é que ele retarda a fadiga, especialmente em exercícios de longa duração, permitindo maior esforço no treino ou na competição.

Favorece a perda de peso

O pó de guaraná é rico em cafeína e antioxidantes, substâncias que aceleram o metabolismo e favorecem o uso da gordura como combustível para o corpo. Seu consumo também reduz a fome e afasta a vontade de comer entre as refeições.

Esse efeito é potencializado quando o pó de guaraná é utilizado em uma dieta equilibrada e com a prática regular de atividade física.

Aumenta a concentração para estudar e trabalhar
A cafeína e substâncias como teobromina e teofilina encontradas no guaraná aumentam a concentração e o estado de alerta, o que favorece uma maior dedicação no trabalho e nos estudos.

Melhora o humor

O produto estimula a produção dos hormônios dopamina e serotonina, ligados ao bem estar. Isso se deve tanto à presença de cafeína quanto ao alto teor de antioxidantes, que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso central.

Controle do colesterol e triglicerídeos
Os flavonoides encontrados no pó de guaraná são substâncias com forte poder antioxidante que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Alguns estudos mostram que ele também traz benefícios no controle dos triglicerídeos.

Além disso, o pó de guaraná é rico em pectina, uma fibra que estimula a eliminação de gordura, o que também contribui para a redução do colesterol.

Sugestão de medida

A medida indicada para o consumo do pó de guaraná varia de acordo com o peso da pessoa. Adultos saudáveis podem consumir entre 0,5 g e 5 g para obter efeitos benéficos sem riscos à saúde.

Contraindicações

O consumo excessivo de pó de guaraná pode trazer efeitos colaterais ligados ao excesso de cafeína, como insônia, ansiedade, inquietação, alterações de humor, tremores, perda de apetite, tensão muscular e palpitações cardíacas. O produto não é indicado para crianças, mulheres grávidas e idosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo