Saúde

Energisa entrega ‘Lavandaria Eficiente’ para Hospital de Base higienizar 800 kg de roupa por dia

Nesta segunda-feira (08), a Energisa vai entregou a “Lavanderia eficiente” para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, na capital. O local higieniza 800 kg por dia de roupas de cama utilizados na própria unidade e do Hospital Infantil Cosme e Damião. A obra faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que investiu R$ 1,407 milhões para instalação de 12 ares-condicionados com certificação no INMETRO e Selo Procel; 4 secadoras industriais, importadas da Europa e 1 calandra industrial.

-->

Fernando Máximo, secretário estadual de saúde, destacou a importância dos equipamentos para higienização do enxoval hospitalar, para a redução do consumo de energia e que, por serem mais modernos, facilita o trabalho dos servidores. “A Energisa tem sido uma empresa extremamente importante para a secretaria estadual de saúde, tem ajudado muito a nossa população em várias ações. Durante a pandemia, montando leitos de UTI, colocando canalização de gases medicinais, melhorando redes elétricas. Investimento de R$ 1,4 milhões que mostra essa parceria e essa preocupação da Energisa com a população do estado de Rondônia”, declarou Máximo.

A estimativa é economizar 439,66 MWh/ano, quantidade de energia suficiente para abastecer 166 casas populares. O vice-governador do estado, José Jodan, ressaltou a importância da redução na fatura de energia. “O recurso economizado poderá ser destinado para outras necessidades do hospital e só temos a agradecer a Energisa”, afirmou.

Enoque do Carmo, diretor do Hospital de Base, destaca o benefício para os pacientes. “O enxoval já vai sair da máquina limpo e higienizado com alta qualidade. As máquinas novas tornaram esse processo mais ágil”, completou.

Desde que chegou em Rondônia, um dos focos do Programa de Eficiência Energética liderado pela Energisa são as unidades e associações sociais da área de saúde. Dentre elas estão o Hospital Santa Marcelina, Casa Família Roseta, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto Velho e Casa de Apoio ao Doente com Câncer Irmã Rosa Gambelli. No próximo mês, o programa dá início a instalação de placas solares e substituição de lâmpadas no Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (Cernic) e na APAE de Espigão do Oeste.

Fernando Tupan, gerente administrativo da Energisa em Rondônia, ressalta a importância da ação conjunta entre o setor privado e público em iniciativas que beneficiem diretamente à comunidade, como a demostrada no período de pandemia em que a concessionária doou 128 equipamentos de refrigeração para as secretarias municipais de saúde para ajudar no gesto vacinal contra a Covid-19.

“Viemos para apoiar o desenvolvimento do estado e aparelhos públicos como o Hospital de Base estão entre nossas prioridades porque sabemos a importância que têm para a comunidade, principalmente nesse momento difícil da pandemia de Covid-19, que ainda merece toda a nossa atenção”, concluiu Tupan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo