Saúde

Entrega do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 em Vilhena vai imunizar municípios do Cone Sul do Estado

Esperança, palavra que pode ser convertida em formato de vacina para os rondonienses no enfrentamento da Covid-19. É com essa expectativa que o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou a distribuição da primeira remessa de vacina em diversos municípios. Na manhã desta quarta-feira (20) foi a vez de Vilhena receber as 3.120 doses dos imunizantes, distribuídas em 78 caixas.

As vacinas entregues na regional de saúde de Vilhena também irão abastecer os municípios de Cabixi, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Chupinguaia, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste, região do Cone Sul do Estado.

A entrega dos imunizantes ocorreu no Aeroporto Municipal Brigadeiro Camarão e contou com a presença do governador do Estado, coronel Marcos Rocha, juntamente com o secretário da Sesau, Fernando Máximo, além de autoridades municipais e estaduais.

O brilho no olhar de quem viu o avião do Corpo de Bombeiros Militar pousar no aeroporto, trazendo as vacinas contidas em caixas de conservação, descrevia a plena certeza de que ali era o começo do fim de um tempo tão avassalador, marcado por profunda tristeza e perdas não somente em Rondônia, mas em todo o mundo.

De acordo com o governador, o maior propósito por parte do Governo do Estado é concluir, o mais breve possível, a entrega do primeiro lote da vacina nos polos regionais, desde a sua chegada na Capital, na manhã da última terça-feira (19). E essa celeridade já resultou em 85% dos imunizantes entregues nos pontos básicos nos municípios.

“Quero agradecer a Deus por esse momento em que estamos vivenciando, ao nosso presidente da República, Jair Bolsonaro, também ao nosso ministro da Saúde, Eduardo Pazuello que permitiram que as vacinas estivessem sendo entregues em nosso Estado. Rondônia representa a esperança para muitas pessoas, pois tem um dos melhores locais para armazenamento dessas vacinas, as redes de frio. Nós sonhamos poder andar nas ruas novamente, sem máscaras, poder tocar nas mãos e abraçar nossos amigos”, declarou.

O governador observou ainda a importância da união de forças, em todas as esferas, em prol de um bem maior: a vida. “Precisamos estar unidos para poder proteger nossa população. O Estado, com toda dificuldade, vem avançando, a exemplo da aquisição do hospital de campanha de alvenaria e não de lona, no valor de R$ 12 milhões, que tem inclusive usina de oxigênio. Ou seja, não faltam oxigênios no Estado para atender nossos pacientes com Covid-19, mas temos uma situação, precisamos de médicos para ajudar a atender, a fim de evitarmos acontecer em Rondônia, o que tem ocorrido nos estados vizinhos. Precisamos ter todo controle para salvar vidas e salvar os nossos negócios também. É desafiador, mas não impossível”, enfatizou.

Nessa primeira etapa da distribuição das vacinas, serão imunizados os profissionais da saúde, que atuam na linha de frente no combate à doença e a população indígena. No ato da entrega, outro momento marcante foi a aplicação da primeira dose da vacina, na técnica em enfermagem, Rosângela dos Santos, de 52 anos de idade. Ela conta que, em 15 anos atuando na área, nunca imaginava vivenciar tempos difíceis como esses. Para ela, a chegada da vacina representa um alívio. “É um momento histórico para todos nós e que teremos uma nova chance de uma saúde bem melhor, pois vi de perto o desespero das pessoas, vendo os pacientes indo para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), longe da família. Acredito que nossos pacientes irão agradecer muito por conseguirmos essa grande vitória”, disse, emocionada.

O indígena Paulo Eduardo Maimandê, de 57 anos, representante da comunidade indígena Maimandê, localizada na divisa de Rondônia e Mato Grosso, afirmou que, apesar da ansiedade, o coração se encheu de esperança e alegria em saber que a imunização também alcançará o seu povo. “Agradeço muito a todos que trouxeram essa vacina e meu desejo é que todos do meu povo, com cerca de 280 pessoas, sejam vacinados”, declarou.

As vacinas CoronaVac foram fabricadas pelo laboratório chinês “Sinovac”, em parceria com Instituto Butantan, já as seringas vieram de avião do Corpo de Bombeiros Militar e, depois de entregues, foram escoltadas pela Polícia Militar de Rondônia, em conjunto com a Polícia Federal, que desenvolveram todo o suporte logístico para que as caixas com as vacinas chegassem em segurança. Vilhena também faz parte da Regional de Saúde do Estado, que ao todo compreende seis unidades, sendo: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.

AUMENTO DO NÚMERO DE IMUNIZANTES

Conforme informado pelo secretário da pasta da Saúde, Fernando Máximo, a priori, a quantidade de doses a serem enviadas para Rondônia seria de 33 mil doses. Porém, para a alegria do povo rondoniense, o governador do Estado, em diálogo com o presidente da República, garantiu mais uma grande vitória para Rondônia, aumentando para 49 mil doses de vacina, o que representa 50% a mais de doses de imunizantes.

“Isso é fruto de um bom relacionamento, da proximidade junto ao presidente. Além disso, o Estado também conta com o número expressivo de seringas, providenciadas desde o ano passado, totalizando em 1,2 milhão (um milhão e duzentas mil seringas), que já estão sendo distribuídas aos municípios. Portanto, não vão faltar seringas em Rondônia”, destacou Máximo.

Ainda nesta quarta-feira, o governador do Estado de Rondônia e sua comitiva seguiram para Ariquemes e Rolim de Moura para concluir a entrega do primeiro lote das vacinas. A imunização acontece em duas doses, com intervalo de 14 dias. É importante lembrar que a humanidade ainda atravessa esse desafio e as medidas preventivas continuam: mantenha as mãos higienizadas; utilize álcool em gel; se puder, fique em casa e continue mantendo o distanciamento social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo