Saúde

“Estados pedem socorro”, afirma Cassol em reunião com ministro Queiroga

O novo ministro foi convidado pelos deputados para esclarecer seus projetos de combate à pandemia do coronavírus.

-->

Os Estados estão pedindo socorro e esse socorro pode vir rapidamente do Ministério da Saúde. A afirmação é da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) durante reunião com o Ministro Marcelo Queroga na Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados na tarde dessa quarta-feira (31). O novo ministro foi convidado pelos deputados para esclarecer seus projetos de combate à pandemia do coronavírus.

“O sistema de Saúde de Rondônia está em colapso. Meu estado precisa de médicos, porque as pessoas estão morrendo. Mas, temos mais de 15 mil médicos brasileiros formados no exterior que aguardam uma convocação. Os Estados estão pedindo socorro e esse socorro pode vir rapidamente do Ministério da Saúde”, afirmou a deputada.

A deputada destacou que nós últimos meses, o Ministério da Saúde lançou editais de contratação de médicos para atuarem no combate da pandemia, mas que nenhum deles contemplou os brasileiros formados no exterior. “Nessa semana tivemos a renovação por mais um ano do ciclo 19 do programa mais médicos, mas estamos prestes a encerrar o ciclo 14. Peço que o Ministério tenha um olhar sensível a essa situação”, falou.

Jaqueline Cassol apresentou sua preocupação com a falta de leitos de UTIs e défcit de profissionais de saúde” Também há risco iminente da falta de medicamentos para atender os pacientes intubados em hospitais públicos de Rondônia”, declarou.

O ministro disse que está reestruturando um plano de logística para garantir o abastecimento dos hospitais com insumos necessários e vacinas e que o Governo Federal irá contratar profissionais de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo