Saúde

Governo de Rondônia apresenta resultado das ações de combate à Covid-19 para Organização Pan-Americana de Saúde

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), participou na noite de quinta-feira (25) da reunião sobre a atualização do cenário de pandemia no Estado, com representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), para a realização do diagnóstico das ações de enfrentamento à Covid-19.

-->

Segundo a consultora nacional da Opas, Ho Yet Li, o objetivo da visita a Rondônia é colaborar com estados e municípios. “Viemos aqui visando o eixo de assistência e queremos entender como o Estado está enfrentando a pandemia e como a Organização pode colaborar com essas ações”, explicou.

Na reunião, foram citados dados importantes que mostram como Rondônia tem alcançado resultados positivos. O secretário de Saúde, Fernando Máximo, explicou que uma das estratégias adotadas para evitar a falta de recursos, como oxigênio e medicamentos é a racionalização, direcionamento dado pelo governador, coronel Marcos Rocha.

“Enquanto muitos lugares enfrentam a falta desses recursos, nós estamos praticando o uso consciente em nossas unidades. Nessa guerra contra o vírus não podemos desperdiçar esses insumos”.

A Opas também reuniu dados com as secretárias municipais de Saúde de Porto Velho, Eliana Pasini (titular da pasta) e Marilene Penati (adjunta), para entender como está sendo feito o planejamento do município frente à pandemia. Em resposta, a Semusa ressaltou que o foco para conter o aumento no número de casos tem sido a agilidade no diagnóstico de pacientes infectados, trabalho este realizado em parceria com o Governo do Estado. “A demanda de atendimento tem sido maior do que a capacidade do município. Já chegamos a registrar em um dia, mil ligações no serviço de Call Center. Em parceria com o Estado, estamos conseguindo fazer um rápido diagnóstico dos casos, o que é muito importante’’, ressaltou Marilene Penati.

A Opas está visitando as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e os Hospitais de Campanha do Estado para conhecer de perto a logística de atendimento oferecido aos pacientes. “É importante dizer que não estamos aqui para fiscalizar o Estado ou o município, mas auxiliar na obtenção de melhores resultados”, enfatizou a representante, Ho Yet Li.

Sobre o cenário de pandemia que o mundo enfrenta, ela acrescentou ainda que, mesmo com o esforço dos gestores para combater o coronavírus, o apoio da população é fundamental. “O enfrentamento à pandemia não é só papel do gestor. Sem o apoio da população, a doença vai entrar em colapso, por isso, é fundamental aderir às medidas de prevenção, evitando aglomerações e usando máscaras”, concluiu a representante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo