Saúde

Governo de Rondônia firma parceria com Prefeitura de Costa Marques para vacinação de moradores da Resex Rio Cautário

Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), mantém ação de vacinação em parceria com a Prefeitura de Costa Marques na Reserva Extrativista Rio Cautário, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Além de aplicar a vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 em idosos acima de 60 anos, a equipe da Secretaria de Saúde de Costa Marques aproveita as ações para atualizar a carteira de vacinação de todos os moradores da unidade de conservação estadual.

-->

A equipe de vacinadoras tem a missão de percorrer as sete comunidades da localidade para vacinar todos os moradores da reserva, além dos idosos acima de 60 anos que estão sendo imunizados contra a covid-19 na ação conjunta que começou na última sexta-feira (16). “Toda a logística de transporte está sendo feita pelo Governo do Estado, por meio da Sedam e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), extremamente necessário em localidades de difícil acesso. Isso mostra a preocupação do governador do Estado, coronel Marcos Rocha em proteger as populações tradicionais contra essa doença terrível que em hipótese alguma pode entrar na reserva”, destacou a gestora da Resex Rio Cautário, Thayla Araújo.

De acordo com ela, o secretario da Sedam, Marcilio Lopes, e o coordenador de Unidades de Conservação, Fabio França, não medem esforços para atender essa determinação. Ao percorrer as comunidades de casa em casa a equipe de vacinação vem atualizando o cartão de crianças, jovens e adultos. Hoje são em media 95 famílias de extrativistas espalhadas em toda a área de mais de 146 mil hectares.

Ainda na comunidade Canindé, onde fica a base da Sedam na Resex Rio Cautário, a equipe encontrou o extrativista Reginaldo Ximenes (áudio disponível no link), cujos netos Emanuel de 4 anos e Rebeca de 1 ano e 7 meses, estavam com algumas vacinas atrasadas há mais de 1 ano. “A gente depende de deslocamento para a cidade e depois da pandemia a gente preferiu não sair da reserva e correr o risco de pegar o coronavírus, agora com a vacinação vindo aqui é melhor para gente”, destacou o morador extrativista. Além da vacina da gripe influenza Emanuel tomou 4 vacinas: contra a poliomielite, febre amarela, varicela e DPT.

“Vale ressaltar que a vacinação é responsabilidade de cada município, enquanto ao Estado cabe apenas repassar as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e as prefeituras definem de que forma acontecem as campanhas seguindo cronograma do Governo Federal. Nesta ação, o Governo de Rondônia está apenas dando apoio na vacinação dentro da área da reserva extrativista cuja gestão é do Estado”, ressaltou o coordenador de Unidades de Conservação, Fábio França.

Em cada comunidade, a equipe encontra uma realidade diferente e a vacinação acontece até mesmo ao ar livre, na beira do rio Cautário que da o nome à reserva. A força-tarefa de vacinação na Resex Rio Cautário tem a meta de imunizar todos os moradores que tiverem com cartões desatualizados. Mas a vacina AstraZeneca só deve ser aplicada em 15 moradores, 5 a menos que a revisão inicial. O balanço total só deve ser anunciado após a conclusão da ação de vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo