Saúde

Governo de Rondônia realiza drive-thru de testagem rápida para diagnóstico da covid-19 em Jaru; 361 testes foram realizados

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou nesta sexta-feira (16), a 14ª edição do drive-thru de testagem rápida para diagnóstico da covid-19. A ação aconteceu no município de Jaru, em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Cantanhêde. Foram mais de 4  horas de trabalho envolvendo equipes de profissionais do Estado e da Prefeitura local, com 361 exames realizados, dos quais 29 foram diagnosticados positivos para o vírus da doença.

As testagens rápidas desenvolvidas pelo Governo do Rondônia têm ocorrido constantemente em vários municípios do Estado com o propósito de identificar possíveis pessoas que estejam infectadas pelo coronavírus, especialmente os considerados assintomáticos. Para o secretário da Sesau, Fernando Máximo, a medida é uma forma de cessar a cadeia de transmissibilidade do vírus.

Esta ação faz parte do projeto “Mapeia Rondônia”, que iniciou ainda em 2020, no mês de junho do ano passado. O esforço conjunto visa ampliar a capacidade de diagnóstico da doença nas regiões do Estado. Em todas as 14 edições do drive-thru foram realizados 10.590 testes rápidos. Ao todo, foram realizadas 4 ações do “Mapeia Rondônia” em Porto Velho; duas em Cacoal; duas em Ji-Paraná; uma em Extrema uma em Vista Alegre do Abunã; uma em Guajará-Mirim; uma em Cerejeiras; uma em Pimenta Bueno e agora em Jaru.

O material utilizado são testes de antígeno, procedimento feito por meio da coleta do material no nariz, utilizando o swab, uma espécie de haste flexível. Com o formato inovador de drive trhu, a pessoas não precisam sair do veículo. Toda a triagem e os demais procedimentossão feitos por equipes qualificadas e o resultado fica pronto em cerca de 20 minutos.

Presente no local, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, reforçou que a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura local visa proteger a população. “Precisamos estar juntos atuando no sentido de proteger a população e fazer com que esta receba atendimento. A testagem em massa é algo extremamente importante, pois, dessa forma, conseguimos identificar as pessoas que estão com o vírus e de imediato iniciar o o tratamento. Dessa forma, estaremos agindo para que o vírus não se propague. Trouxemos 500 teste para Jaru. Rondônia tem se mostrado cada vez mais firme no combate à covid-19 e na questão econômica. Com fé em Deus,  essa pandemia vai passar e tudo irá voltar ao normal”, disse o governador, ao lado do prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior.

O ato também teve a participação da Casa Militar do Governo de Rondônia. Conforme argumentado pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Góes, toda a logística de segurança e organização com reforço da Polícia Militar foi colocado em prática para que os veículos pudessem trafegar em todo o percurso do drive-thru de forma tranquila. Para isso, explica o coronel, foi destacado um efetivo de 12 policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar. “Parabéns ao efetivo! A Polícia Militar está sempre de prontidão para apoiar ações desenvolvidas pelo Governo em prol da sociedade rondoniense”, disse.

Conforme enfatizou o secretário Fernando Máximo, em caso de contaminação, a pessoa é encaminhada para atendimento ainda no local, recebendo todas as orientações para tratamento e acompanhamento. O tratamento precoce com uso do kit de medicamentos é oferecido à pessoa que tem a escolha de aceitar ou não.

PONTUALIDADE

Os primeiro testados foram o casal Roberto Carlos e Sandra do Carmo. Ele já havia sido contaminado ainda no ano passado e conta que chegou a se isolar dentro de sua residência para proteger o restante da família. Roberto Carlos disse que havia comentado com a esposa sobre a necessidade de se fazer esses testes. “É importante e ficamos satisfeitos com o resultado. Estamos perdendo muitos amigos e estamos aguardando a imunização. Parabéns ao Governo e a Prefeitura que estão juntos nesta ação”, disse o chacareiro que mora em Jaru há 40 anos.

O vendedor Rafael Santos aproveitou para desabafar sobre o momento em que o Estado está vivenciando. “Esses testes nos dão mais tranquilidade em saber como está a população quando à transmissão do vírus. Tudo conta para podermos combater o coronavírus. Parabenizo o empenho do Governo. Tudo que é possível está sendo feito. Estou fazendo o teste novamente,  como medida de prevenção, pois muitos de nós estão perdendo amigos e familiares. Temos que confiar em Deus. Iremos vencer esse vírus”, argumentou.

As ações serão mantidas pelo Governo do Estado como medida de enfrentamento ao coronavírus, visando reduzir o número de contaminação e, consequentemente, diminuir a ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). É preciso que a população respeite às medidas sanitárias. Para a realização do drive trhu em Jaru, foi montada força-tarefa de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Corpo de Bombeiros Militar; Prefeitura de Jaru; Casa Militar do Governo do Estado; e Defesa Civil do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo