Saúde

Governo de Rondônia realiza mutirão de cateterismo e angioplastia para zerar a fila de espera

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou nesta sexta-feira (21), a força-tarefa para realizar exames de cateterismo no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e na rede privada custeada pelo Estado, que tem como objetivo zerar a fila de espera. Os pacientes que aguardam na fila para este exame, somam 375 pessoas. A ação contará com mais de 90 profissionais preparados para realizar, em média, 20 procedimentos por dia.

Além do cateterismo, a unidade irá realizar a pré-consulta de angioplastia, que consiste em analisar se o paciente necessita do procedimento para normalizar o fluxo sanguíneo, caso haja obstrução da artéria. Já o procedimento de cateterismo tem como objetivo diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, bem como o tratamento de infarto ou angina.

Os pacientes serão atendidos através da fila de regulação. A unidade irá chamar com antecedência para verificar se estão com exames dentro do prazo de validade, caso tenha passado do prazo, será feito um novo pedido para realizar o procedimento. O contato com cada paciente, será feito por ligação telefônica, por esse motivo é importante que o cadastro esteja atualizado.

O paciente, Raimundo Gonçalves, de 69 anos agradece aos profissionais envolvidos pela ação. “Sou extremamente grato ao Governador Marcos Rocha e ao secretário de saúde, que estão lutando para atender todos que esperam há tanto tempo pelo cateterismo “, diz Raimundo.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, enfatiza sobre a importância da força-tarefa. “Com a redução dos casos de covid-19 e esvaziamento de leitos nos hospitais, o Governo de Rondônia tem o possibilidade de atender todos que estão aguardando para realizar o procedimento. Nosso objetivo é atender 20 pacientes por dia, a fim de zerar a fila de espera. Também estamos contando com um equipamento de angiografia super novo e seguro para atender todos”, explica Máximo sobre o aparelho de Angiografia.

Angiografia é um equipamento capaz de utilizar raio-x para visualizar possíveis alterações relacionado aos vasos sanguíneos. O exame consiste em  confirmar a presença de obstruções das artérias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco. Quando finalizado o procedimento, o médico do paciente e o cardiologista decidirão, em conjunto, a melhor estratégia de tratamento, incluindo a necessidade de se realizar exames diagnósticos adicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo