Saúde

Governo de Rondônia recebe 3ª remessa de oxigênio em isotanque para reforçar abastecimento nos municípios

O Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recebeu nesta quinta-feira (25) a terceira remessa de oxigênio líquido em isotanque. São mais cinco mil e 400 metros cúbicos desse elemento considerado essencial para o tratamento de pacientes graves da Covid-19. O envio foi feito pelo Ministério da Saúde para as prefeituras por intermédio do Poder Executivo Estadual que monitora e ajuda os municípios no enfrentamento à pandemia.

Apesar dos hospitais estaduais terem reforço de oxigênio para garantir que o mesmo não falte aos pacientes internados com a Covid-19, as prefeituras, segundo o secretário adjunto de Estado da Saúde (Sesau), Nélio de Souza, relataram dificuldade em oxigênio e prontamente o governador, coronel Marcos Rocha, encaminhou ofício o Ministério da Saúde para suprir a necessidade dos Municípios.

A distribuição ocorre conforme a necessidade apresentada por cada Município por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems). ‘‘O governador, coronel Marcos Rocha, intercedeu pelos municípios e o Governo Federal está nos apoiando, pois o Governo de Rondônia não tem medido esforços para salvar a vida dos rondonienses’’, assegura o secretário.

A operação da chegada da 3º remessa de oxigênio em isotanque envolveu o apoio do Ministério da Defesa, pois o isotanque foi transportado pela aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave pousou na Base Aérea em Porto Velho, e deu-se início a transferência do gás para o caminhão tanque da empresa distribuidora para os municípios.

O secretário adjunto destacou a ação contínua para ajudar os municípios no abastecimento de oxigênio. A primeira remessa chegou ao Estado na última sexta-feira (19), a segunda chegou no começo da semana, cada uma delas com a capacidade do isotanque de cinco mil e 400 metros cúbicos de oxigênio medicinal.

Além disso, o Governo Federal por meio do Ministério da Saúde já enviou duas remessas de cilindros de oxigênio, cada uma com 180 cilindros, totalizando 360. Os mesmos entram em uma logística de entrega aos municípios em duas frentes de distribuição, sendo uma feita pela empresa contratada pelo consórcio de 32 municípios, e para outros 20 municípios por meio do Governo de Rondônia em operação do Corpo de Bombeiros Militar coordenada pela Sesau.

‘‘Até agora já recebemos do Governo Federal quase 20 mil metros cúbicos de oxigênio do Governo Federal, foram três isotanques e 360 cilindros, cada um contendo 10 metros cúbicos. Desta forma, o Governo de Rondônia não tem medido esforços para apoiar os municípios, mas precisa também do apoio da população nesse momento bem delicado que vivemos: higienizem as mãos, use máscara, e não se aglomere, desta forma vamos impedir que esse vírus maldito circule com maior velocidade no nosso Estado’’, avalia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo