Saúde

Guajará-Mirim teve 387 testes de diagnóstico da Covid-19 efetuados durante drive-thru realizado em ginásio poliesportivo

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou nesta sexta-feira (12) mais um drive-thru de testes para detecção da Covid-19 no Ginásio Poliesportivo Afonso Rodrigues, em Guajará-Mirim. Foram feitos um total de 387 testes, destes 21 tiveram resultados positivos.

A logística da ação envolveu a realização de teste rápido, procedimento de notificação do caso e entrega do resultado do exame. Aos diagnosticados com a doença e que concordaram com o uso, 20 no total, houve a distribuição de kits de medicamentos para tratamento da doença e, dessa forma, evitar que a doença se agrave.

O Governo de Rondônia utilizou para a guerra contra o vírus testes rápidos de antígeno com alta capacidade de identificar casos ativos. O método é baseado na coleta de secreções nasais, permitindo identificar o vírus com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade

Uma ação que permite orientar isolamento das pessoas acometidas com a doença, proporcionar o tratamento medicamentoso gratuitamente e assim contribuir para deter a contaminação. Todo o esforço atende a iniciativa do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha. Essa já é a oitava edição do drive-thru do Governo, que ocorreu simultaneamente em Porto Velho.

O Estado é responsável, legalmente, pelos casos média e de alta complexidade, e as prefeituras têm a responsabilidade pela atenção básica.

“O Governo de Rondônia que tem a missão com os casos graves da doença, vem cuidado também da saúde básica, ajudando desta forma o município a aliviar a pressão na atenção básica, e também evitando que os casos evoluam para situações em que necessitem de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Vemos assim o Governo do Estado estendendo a sua mão e trazendo ajuda para o município de Guajará-Mírim”, afirma o secretário Executivo Regional de Guajará-Mirim, coronel Flávio Derzete da Mota.
O coordenador de logística da Sala de Situação Integrada Covid-19 do Governo de Rondônia e técnico da Sesau na região Madeira-Mamoré, André Luiz, explica que os resultados dos testes rápidos darão base para identificar como a doença está se propagando no município e assim contribuir para um planejamento preciso no enfrentamento do vírus.

“Nessa semana uma Força Tarefa da Sesau visitou hospitais em Guajará-Mírim para realizar um plano integrado de ações, no qual esse drive-tru faz parte, para socorrer o município nesse momento tão difícil”, enfatizou André.

O município demanda uma atenção especial, pois faz fronteira com a Bolívia, e os bolivianos procuram atendimento no serviços públicos de saúde na cidade. Conforme números apresentados diariamente pelo Boletim Covid-19, Guajará-Mirim está entre os 10 municípios que registram mais casos da doença em Rondônia.

POPULAÇÃO

De forma organizada, a população de Guajará-Mirim foi atendida pela ação do drive-thru do Governo de Rondônia. Percebeu-se uma mistura de sentimentos: a alegria de saber que esse tipo de serviço havia chegado até eles, e ao mesmo tempo apreensão na expectativa dos resultados.
Clara Pereira Rodrigues, 72 anos, comemorou o resultado negativo para Covid-19 fazendo um agradecimento a Deus, e parabenizando o Governo de Rondônia pela iniciativa. “É muito importante ter uma ação como essa diante da dificuldade que temos para fazer testes, e das muitas perdas de pessoas que já tivemos para essa doença. O governador de Rondônia está de parabéns por trazer essa ação para nossa população de Guajará-Mirim”, disse emocionada.

A administradora, Eliane Lino, também avaliou de forma positiva a ação. “A população precisa saber se está com a doença, precisa tomar todos os cuidados para que não se chegue a uma situação mais grave. Essa ação é muito importante”, considera.

O proprietário de um restaurante na localidade, Jamal Árabe, reforço a decisão assertiva em realizar os testes e fazer a distribuição de medicamentos.”Não se pode vetar nenhum tipo de prevenção, alguma cura, ninguém sabe ao certo sobre essa doença. Então, tudo é válido. Parabéns ao Governo por essa iniciativa e muito obrigado por se lembrar de Guajará-Mirim”, argumentou.

AÇÃO INTEGRADA

A ação em Guajará-Mirim ocorreu de forma integrada. Além da participação da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamentário e Gestão (Sepog) por meio da Regional, e a Sesau, houve a contribuição da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Juventude Voluntária da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Exército, e profissionais da saúde do município.

A equipe do projeto Juventude Voluntária colaborou com a notificação dos casos, ao colher informações sobre o perfil do público que fez os testes. “O projeto foi criado para incentivar os jovens a ajudarem no combate à Covid-19. Em Guajará-Mirim, nós conseguimos voluntários do próprio município para ajudar na tenda de notificações, assim também como em Porto Velho voluntários da Capital ajudaram no drive-thru”, disse o coordenador de Juventude da Sejucel, Gabriel Barbosa.

O major BM Jesus de Souza Castro, da Defesa Civil Estadual do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, destacou que esse esforço conjunto é essencial diante da grande demanda no setor de saúde do município.”Estamos apoiando essa ação no período em que o município precisa amenizar o avanço dessa doença”, disse.

O secretário regional, coronel Flávio Derzete, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na ação considerada exitosa no enfrentamento à pandemia em Guajará-Mirim. Ele fez um apelo para que a população adote as medidas necessárias para evitar a proliferação da doença, fazendo assim uso de máscaras, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo