Saúde

Hospital de Emergência Regional realiza primeira sessão de diálise em pacientes internados em Cacoal

Na terça-feira (11), um novo avanço foi registrado na saúde pública em Cacoal. Pela primeira vez, um procedimento de diálise foi realizado em um paciente internado no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro). A partir de agora, o Governo de Rondônia passa a oferecer este serviço, que antes era realizado apenas no Hospital Regional (HRC), na própria unidade de urgência e emergência.

-->

“Antes os pacientes precisavam ser deslocados até o HRC para passarem pela sessão de diálise, mas a partir de agora, com esta estrutura montada pelo Governo do Estado dentro do próprio Heuro, os pacientes serão ainda melhores atendidos”, destacou a médica nefrologista Marília Andrade, responsável pelo serviço de diálise.

No primeiro procedimento realizado nesta terça-feira, a nefrologista contou com o apoio da enfermeira Alice Cristine Faga e do técnico de enfermagem Mizael Pelegrini. A sessão de diálise foi realizada em um paciente de 62 anos, que já apresentava quadro de falência renal e precisou ser internado em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal.

“A diálise é necessária para filtrar, digamos assim, o sangue do paciente, retirando todas as toxinas nocivas ao organismo, que estão acumuladas devido ao não funcionamento do órgão. Este serviço é direcionado ao tratamento agudo. Pacientes que estão internados e a gente dialisa até o rim voltar a funcionar. Em pacientes graves, é muito comum o rim parar de funcionar devido ao quadro inflamatório”, destacou Marília.

Conforme explicou a médica, com o serviço implantado no Heuro, a máquina de diálise é levada até o leito do paciente para que a sessão seja realizada. Isso traz mais conforto, segurança e menos riscos aos pacientes, que antes precisavam ser transportados até o HRC para passar pelo tratamento. Este é o primeiro equipamento instalado no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal, que em breve deve receber mais dois equipamentos de diálise.

“Este é mais um grande avanço para a saúde pública em Rondônia. O Governo entendeu a necessidade deste serviço e, desde o início da gestão, o governador Marcos Rocha e o secretário de Saúde Fernando Máximo trabalham por isso e agora possibilitaram que a diálise fosse implantada no Heuro. Agora tanto o Heuro, como o HRC, que compõe o Complexo Hospitalar Regional de Cacoal oferecem o serviço de diálise. Mais um grande passo em prol da saúde pública”, destacou o diretor do Hospital de Urgência e Emergência, Alex  Sabbai.

Em 2019, 168 pacientes internados na rede estadual de saúde em Cacoal precisaram passar pelo procedimento de diálise, totalizando 705 sessões. Neste ano, 141 pacientes já necessitaram deste serviço, somando 599 sessões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo