Saúde

Instalação de novos aparelhos reforçam setor de diagnóstico por imagem do Complexo Hospitalar Regional em Cacoal

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou a instalação de um aparelho de radiodiagnóstico fixo e um mamógrafo no Hospital Regional de Cacoal. Os aparelhos, com qualidade digital, vão garantir agilidade e economicidade nos exames de diagnóstico por imagem e poderão atender também a demanda do Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro).

-->

Toda a instalação dos aparelhos está sendo feita pela empresa vencedora da licitação, que também é responsável pelo treinamento adequado dos servidores que farão o uso dos equipamentos na rotina do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal. Os equipamentos atendem às exigências de qualidade, observando os padrões e normas preconizados pelos órgãos competentes de controle de qualidade industrial, a exemplo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Os exames de imagem são extremamente importantes na rotina de um hospital. São procedimentos que possibilitam observar partes internas do organismo humano, de maneira não invasiva, servindo como suporte para o diagnóstico médico. É por isso que a instalação dos aparelhos de raio X e o mamógrafo, com qualidade digital, vai fortalecer bastante os serviços em saúde oferecidos tanto pelo HRC como pelo Heuro”, destaca o diretor do Complexo Hospitalar Regional em Cacoal, João Henrique Paulo Gomes.

Os investimentos, frutos de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Nilton Capixaba e que tem a Sesau como unidade orçamentária, incluem ainda a aquisição de outros materiais permanentes, como equipamentos e mobiliários, equipamentos de informática e outros artigos hospitalares que reforçam os serviços em saúde oferecidos pelo Complexo Hospitalar.

Juntos, o HRC e o Heuro são referência para mais de 30 municípios que compõem a 2ª Macro Região de Saúde de Rondônia. Entre os atendimentos oferecidos estão consultas médicas e especializadas em áreas da saúde como neurologia, pediatria, neurocirurgia, nefrologia, ortopedia, oncologia, oftalmologia, pneumologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, além de atender a Urgência e Emergência da região.

Vale ressaltar que todos os atendimentos realizados pelo Complexo Hospitalar Regional passam por um processo de regulação. Enquanto no Hospital Regional o usuário precisa do encaminhamento feito pelo Sistema de Regulação Estadual (Sisreg) para atendimento ambulatorial, no Heuro o serviço de emergência é regulado pela Central de Urgência e Emergência (Crue).

“Para o atendimento no Heuro, os serviços de saúde dos municípios ligam diretamente para a Crue, que regula o atendimento de emergência. Isso impede, por exemplo, que um paciente chegue à Cacoal e fique sem atendimento. Com a regulação, o hospital já estará preparado para receber e prestar o melhor atendimento a esse paciente”, detalhou João Henrique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo