PolíticaSaúde

Jaqueline Cassol pede liberação de 21 pistas de pousos para transporte de paciente

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) solicitou à Aeronáutica e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a liberação para pousos e decolagens emergenciais em 21 aeródromos civis em Rondônia. A ideia é que as pistas sejam utilizadas para o transporte de pacientes, principalmente durante o período que durar a pandemia do Covid-19.

“Rondônia conta com 21 pistas de pousos e decolagens particulares que poderiam ser utilizadas para o transporte emergencial de pacientes, mas como não possuem autorização da ANAC o uso é impedido”, contou a deputada.
No oficio encaminhado aos órgãos federais responsáveis pela liberação, a deputada explica que as empresas de táxi aéreo que pousarem nos aeródromos sem autorização são passíveis de multa que podem chegar até R$ 200 mil. “Muitas pessoas estão morrendo por falta de ter um meio mais rápido de locomoção e as pistas estão disponíveis, em boas condições de uso e essa autorização provisória seria somente para atender casos de emergência médica”, contou.

A deputada destaca ainda que o Corpo de Bombeiros do Estado possui aeronave mas não está conseguindo atender a demanda do estado. “Com a liberação das pistas as empresas de taxi aéreo poderiam apoiar a saúde”, explicou.

Cidades: As pistas ficam em Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Buritis, Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Espigão D’Oeste, Extrema, Costa Marques, Jaru, Machadinho D’Oeste, Nova Mamoré, Pedras Negras, Pimenteiras do Oeste, São Francisco do Guaporé , São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Surpresa (distrito 200 km de Guajará Mirim) , Pimenta Bueno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo