Saúde

No “Dia Mundial de Saúde Bucal”, Centro de Especialidades Odontológicas destaca a importância da higienização dos dentes

No dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI). Sendo assim, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) visa contribuir com o alerta à população para a importância da saúde bucal, reforçando que visitas frequentes ao cirurgião-dentista são extremamente importantes, no que tange a saúde integral, que vai desde a infância até os idosos.

De acordo com a coordenadora do CEO, Itaci Ferreira, o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel importante na capacidade de realizar atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança das pessoas. “É também uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população, famílias, comunidades e Governo a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais. O CEO atende diariamente diversos casos, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, enfatiza.

O Centro de Especialidades Odontológicas funciona na Policlínica Oswaldo Cruz (POC). É referência no atendimento de média complexidade em Rondônia e atende pacientes, por meio da regulação, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulatórios médicos e hospitais públicos, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

No local é possível encontrar diversos serviços como: diagnóstico bucal, detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.

SAÚDE BUCAL

A cárie é uma doença infecciosa, sendo considerada a doença mais comum nos seres humanos e precisa ser controlada. Esse controle é feito pela correta higienização dos dentes e da gengiva. “Todas as vezes que nos alimentamos devemos escovar os dentes e sempre que possível usar o fio dental, assim como visitar o cirurgião-dentista frequentemente, de acordo com as condições bucais do paciente’’, enfatiza a coordenadora.

Em média, recomenda-se que a pessoa visite o dentista a cada seis meses. Tempo suficiente para manter a saúde bucal em boas condições. A Itaci Ferreira comenta que a saúde começa pela boca, pois muitas doenças ocorrem pela  má higiene bucal. Entres elas a endocardite bacteriana. Uma infecção no endocárdio, revestimento interno do coração. Normalmente a doença acontece quando uma bactéria ou germes de outra parte do corpo, como os da boca, se espalham pelo sistema sanguíneo se ligando a áreas afetadas do coração.

O câncer bucal é um dos tipos de cânceres mais comuns, mas se diagnosticado no início tem grandes chances de cura, sem deixar sequelas. As causas do câncer são multifatoriais como, o fumo, álcool, alimentação, má higiene bucal, traumas na boca dentre outras causas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo