Saúde

Nutricionista explica perigos do excesso de chá de hibisco para o corpo

No chá de hibisco, sabor e benefícios se unem para garantir o bem-estar de quem procura melhor qualidade de vida.

-->

Além de contribuir com a perda de peso, a bebida é repleta de nutrientes e já é naturalmente adocicada, o que dispensa o uso de açúcares ou adoçantes para ingestão. Contudo, tanto homens quanto mulheres devem atentar para alguns riscos antes de inseri-lo no cardápio.

Apesar dos benefícios, o consumo excessivo pode causar intoxicação e até problemas na fertilidade. Segundo a nutricionista Flavia Morais, também é possível que haja alteração nos níveis hormonais do organismo e aumento na eliminação de eletrólitos importantes, como sódio e potássio.

“Como qualquer outra planta, o hibisco pode causar toxicidade se for consumido em doses excessivas, pois tudo o que ingerimos precisa ser metabolizado e eliminado pelo fígado e rins”, afirma.

O chá de hibisco não apenas é simples de ser preparado, como também pode ser usado em receitas que levam algum tipo de líquido, como sucos ou drinques.

Melissa Setubal sugere este tipo de aproveitamento justamente pela cor e pelo sabor, característicos da flor. “O uso do chá em preparações que levem líquidos pode ser bastante útil.

O sabor e a cor são naturalmente acentuados e podem ser aproveitados, ainda que os nutrientes dessa bebida não sejam totalmente mantidos após o cozimento”, instrui a coach em Saúde Integrativa.

Já a nutricionista Flavia Morais indica que o hibisco também pode ser consumido em forma de “suchá” (misturas de sucos de hortaliças ou frutas, com infusão de plantas) e inclusive geleia. “O chá pode ser usado como base para o preparo de suchá.

Para isso, basta bater o chá no liquidificador com a fruta de sua preferência. A geleia de hibisco é outro alimento produzido com a flor, mas sem suas propriedades nutritivas, pois a adição de açúcar e o tempo de cozimento para obter a geleia comprometem os seus benefícios originais”, orienta Flavia.

Quanto aos diversos tipos de chá de hibisco, a coach em Saúde Integrativa Melissa Setubal recomenda principalmente a infusão com as folhas secas desta flor.

Segundo ela, a versão em sachê é uma boa pedida, mas seus efeitos são reduzidos. Há ainda quem opte por ingerir diretamente as pétalas desta flor, como um aperitivo ou misturado numa salada, por exemplo.

Nesse caso, os nutrientes também não são aproveitados integralmente. “Além disso, a ingestão direta das pétalas do hibisco (tanto desidratadas quanto in natura) possivelmente não são agradáveis ao paladar e suas propriedades benéficas não são apropriadamente ativadas quando consumidas de outra forma sem ser o chá.

Por isso, a fim de que os nutrientes sejam amplamente aproveitados, a recomendação é a de que essa planta seja consumida através da infusão”, alerta Melissa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo