Saúde

Por que tomar café dá vontade de ir ao banheiro?

Sabe quando tomamos aquela xícara de café que parece não cair bem no estômago? Ou sentimos uma necessidade urgente de ir até o banheiro?

-->

Isso acontece porque o café aumenta o movimento do nosso intestino, estimulando a evacuação, as substâncias contidas nele são responsáveis pelas contrações do trato gastrointestinal, segundo Elaine Moreira, da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

A médica explica que é comum e normal sentir contrações musculares por conta do café.

“O café não faz mal para o nosso intestino, é um alimento saudável quando consumido de forma moderada. Nós geralmente sentimos essa vontade imediata de ir ao banheiro porque às substâncias contidas no café estimulam o cólon – uma parte do intestino grosso”, afirma Moreira.

“Inclusive temos um estudo recente, realizado por pesquisadores dos Estados Unidos que mostra que tomar café regularmente faz bem para o intestino e reduz a gordura do fígado, já que a cafeína melhora a saúde dos micro-organismos que vivem no trato digestivo”.

Segundo a pesquisa, os participantes que beberam dois ou mais copos de café por dia durante um ano desenvolveram micro-organismos intestinais em maior quantidade e melhor distribuídos pelo intestino. Com menos chances de desenvolverem bactérias ligadas à obesidade.

“Consumido na quantidade correta, de acordo com o metabolismo de cada pessoa, ele não dá gastrite, úlcera e não piora nenhuma doença já existente. O café possui substâncias oxidantes importante para o rejuvenescimento e ajuda no combate a doenças”.

Prisão de ventre

Apesar de auxiliar na evacuação, o café não deve ser utilizado em exagero por pacientes com prisão de ventre. Segundo a gastroenterologista, pacientes que sofrem com o intestino preso devem tomar bastante água e comer alimentos ricos em fibras.

“Nesses casos, ficar sem tomar água constantemente pode piorar o quadro da pressão intestinal, outra recomendação é praticar atividades físicas. Não devemos utilizar o café na dieta somente como forma de evacuação”.

Intestino saudável

A microbiota intestinal, chamada popularmente de flora intestinal, é o conjunto de bactérias presentes no intestino que servem para regular o funcionamento do nosso organismo. Elas representam cerca de 1,5 kg do peso corporal .

Esse conjunto de bactérias é responsável por auxiliar em vários processos, como a digestão de alimentos e monitorando o desenvolvimento de doenças. “São trilhões de bactérias que literalmente conduzem a nossa vida. Responsáveis por conceder imunidade para o nosso organismo, controlar o humor e produzir serotonina”.

A quantidade de micro-organismos bons ou ruins da microbiota intestinal é definido até os dois anos de idade e influenciado completamente pela alimentação que a criança recebe. Segundo a Moreira, durante a vida adulta, cada pessoa mantêm um controle muito pequeno sobre sua própria microbiota.

“A qualidade dessas bactérias foram definidas inteiramente pela nossa mãe, por isso é importante ter uma amamentação correta e uma alimentação saudável durante a infância. Uma criança com carência de bactérias boas possui um risco maior para desenvolver doenças crônicas. Durante a vida adulta, com uma boa alimentação ela pode reequilibrar essa condição, porém não vai ter os mesmos micro-organismos de uma pessoa saudável”.

Segundo a médica a cafeina impacta no metabolismo dessas bactérias de forma positiva, ocasionando o aumento dessas bactérias, ajudando a prevenir câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo