Saúde

Prefeitura de Rolim de Moura adquire mais equipamentos para saúde

O Centro Especializado de Rolim de Moura (CER) foi contemplado com uma brinquedoteca completa. A entrega foi realizada na manhã desta sexta-feira (14) pelo prefeito Luiz Ademir Schock, “Luizão do Trento” ao Secretário Municipal de Saúde, Daniel Thomaz e a direção do centro.  A secretária Municipal de educação e primeira-dama, Carla Schock participou da entrega e relatou que muitas vezes os profissionais tinham que trazer os equipamentos de casa para ajudar na recuperação do pacientes e agora a realidade tem sido outra mas o município trem buscado parcerias para estruturar a saúde em todos os setores.

-->

A Psicopedagoga do CER. Jaqueline Janete do Carmo informou que na área de Psicopedagogia, os jogos se apresentam como uma estratégia de atuação que envolve contingências de reforça mento planejadas, com regras estabelecidas e também se mostra como um facilitador para o desenvolvimento de diversos repertórios comportamentais, além de ser um recurso lúdico que facilita o acesso a aprendizagem.

Para os pacientes de fonoaudiologia, as fonoaudiólogas Jordana Leite Teixeira e Iohana Maiume Candeia Alves, explicaram que esses jogos e brinquedos irão auxiliar nas terapias de coordenação dinâmica manual, ajudando no crescimento da coordenação visomotora, no processo de aprendizagem, estimulando o raciocínio lógico e alfabetização. Promovendo juntamente com figuras e desenhos associações significativa entre imagem e palavras aumentando o vocabulário, assim como estimulando desenvolvimento da fala e a linguagem de nossas crianças.

Na terapia ocupacional Catiane Araújo Ramos e Claudia Castanheira Junqueira ressaltam que os brinquedos são utilizados como recursos terapêuticos no auxílio da aquisição de habilidades motoras e cognitivas, fazendo com que o processo terapêutico aconteça de forma lúdica e assim mais prazeroso.

O psicólogo, André Dotto Pacheco disse que a Ludoterapia é a psicoterapia adaptada para o tratamento infantil, através do qual a criança, brincando, projeta seu modo de ser.  O objetivo dessa modalidade de análise é ajudar a criança, através da brincadeira, a expressar com maior facilidade os seus conflitos e dificuldades, ajudando-a em sua solução para que consiga uma melhor integração e adaptação social, tanto no âmbito da família como da sociedade em geral.

O terapeuta observa e interpreta suas projeções para compreender o mundo interno e a dinâmica da personalidade da criança. Para isso, buscam-se instrumentos através dos quais as projeções são facilitadas uma vez que, quanto menor a criança, mais difícil é para ela verbalizar adequadamente seus conflitos. Pode ser brincar de casinha, criação e prática de estórias e contos de fadas, jogo do rabisco, desenho, pintura, modelagem, dentre várias outras atividades.

O perfeito Luizão destacou que visando dar condições de trabalho aos profissionais de saúde e melhor atendimento aos pacientes do município de Rolim de Moura (RO), a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem adquirido novos equipamentos para estruturar as Unidades Básicas Saúde do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo