Saúde

Prevenção à depressão é tema de palestras realizadas pelo Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde

O Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas), enquanto Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS) vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), teve o seu objetivo alcançado onde fomentou ações na campanha Setembro Amarelo, definido como o mês de prevenção à depressão e realizou várias palestras on-line para o público em geral a fim de conscientização sobre este tema tão delicado e relevante para a sociedade atualmente.

A campanha Setembro Amarelo foi destinada a toda sociedade, e todas as atividades e conteúdo produzido pelo Cetas estão disponíveis nas mídias sociais, site institucional e canal oficial da escola para que o público possa acessar. Podem ser encontrados os assuntos: “A importância da prevenção do suicídio e a valorização da vida”, com a psicóloga e servidora do Cetas, Adriana Menezes; “Valorização da vida, cuidado com o ser humano, depressão e suicídio”, com a psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil, Renata Agostinho; entre outros temas que tratam do assunto.

Esses temas estão disponíveis nas páginas oficias do Cetas (https://pt-br.facebook.com/cetas.ro/https://instagram.com/cetas.ro?igshid=1hbpl6d44m2xt) e no canal Cetas YouTube, para o público em geral obter mais conhecimento e esclarecimento de dúvidas sobre a saúde mental.

Para finalizar as ações em alusão ao Setembro Amarelo, foi realizado no último dia do mês de setembro (30), com os servidores do Cetas um momento lúdico, onde acadêmicos do curso de enfermagem realizaram dinâmicas, com o intuito de os participantes refletirem sobre a importância do diálogo e do auxílio profissional na resolução de conflitos internos e crises existenciais.

A coordenadora do curso de Saúde Mental, Cristina Santos Alcoforado, ressalta que a Campanha Setembro Amarelo acabou, mas é importante lembrar que o sofrimento mental não ocorre apenas neste mês e sim o ano todo, “sendo então importante ter um olhar mais cuidadoso sobre a ideação suicida, bem como o sofrimento mental”. Também agradeceu toda a equipe do Cetas e participantes, que não mediram esforços e se dispuseram a promover a ação.

CURSOS

O Cetas já dispõe em seu rol de cursos, a Formação Inicial e Continuada em Saúde Mental, com vistas à qualificação de Agentes Comunitários em Saúde e Técnicos de Enfermagem dos municípios, bem como o curso de Acolhimento ao Usuário do SUS, destinado a todos os funcionários da Saúde no Estado de Rondônia intensificando o tema durante todo o ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo