Saúde

PRIMEIRO LOTE: Governo entrega vacinas contra a Covid-19 a Rolim de Moura para imunização dos municípios da Zona da Mata

O momento histórico aguardado por muitos cidadãos na Zona da Mata aconteceu nessa quarta-feira (20), na Escola Estadual Aluízio Pinheiro Ferreira, em Rolim de Moura, ocasião em que o Governo de Rondônia entregou as 3.184 doses do primeiro lote de vacina contra a Covid-19, a CoronaVac, que foi repassada para os 10 municípios da região (regional da saúde): Alta Floresta d’Oeste, Nova Brasilândia d’Oeste, Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste, São Miguel do Guaporé, Alto Alegre dos Parecis, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Parecis e Seringueiras.

Nessa primeira etapa, ocorrerão duas aplicações, com intervalo de 14 dias, onde serão imunizados os profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate da pandemia da Covid-19, e indígenas.

Para o governador, coronel Marcos Rocha, é de suma importância a conscientização da população com os cuidados, evitando aglomerações, usando máscara e álcool em gel. “Eu e minha esposa passamos pela UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e quantas pessoas conhecidas de vocês, amigos, parentes, estão perdendo a vida ou sendo acometidos pelo vírus. Algumas pessoas não sentem nada, mas para outras pessoas o vírus chega mais pesado e adoecem gravemente. A vacina traz esse alento”, declarou.

O Governo Federal adquiriu o primeiro lote, que será utilizado nos profissionais de saúde dos municípios e, posteriormente, os novos lotes gradativamente serão destinados para a população. “Agradeço a cada profissional da saúde, da segurança e todos que estão na linha de frente no combate ao coronavírus”, enalteceu o governador.

O vice-governador, José Jodan reforçou que famílias inteiras estão contraindo o vírus. “As pessoas estão contraindo o vírus, nós temos leitos de UTI, e aproveito para convocar profissionais de saúde que desejam nos ajudar nessa guerra contra o inimigo invisível, a Covid-19. Recebemos agora as primeiras doses para imunizar os profissionais da Saúde em um momento histórico para Rondônia”, enfatizou.

O município de Rolim de Moura está seguindo o decreto estadual por entender o avanço e o aumento dos números de pessoas com Covid-19, segundo o prefeito, Aldair Júlio. “Semana passada estávamos com 247 casos e hoje temos mais de 350 casos. Se nós somos o vetor do vírus, o isolamento poderá diminuir o crescimento da doença e o sofrimento das pessoas. A vacina chega em boa hora, estamos comemorando a imunização dos nossos profissionais, são eles que numa eventual necessidade estarão cuidando de nós. Esperamos que cheguem mais vacinas, estamos cansados de perder pessoas para esse vírus”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, o Governo de Rondônia não está trazendo um remédio e sim a esperança para o povo. “Nesse momento, estamos trazendo esperança de dias melhores. Nessa caixa temos o produto mais valioso do planeta, que vai trazer a cura e libertação, vai evitar que diversos cidadãos de Rondônia peguem essa doença que tem entristecido todos nós. Estamos todos cansados, mas a alegria que estamos sentindo nesses dois últimos dias me emociona muito, sabendo que vamos imunizar nossos profissionais de saúde”, finalizou.

Autoridades locais e das cidades da regional da Zona da Mata, prefeitos, vereadores e vice-prefeitos também prestigiaram a entrega das vacinas. A secretária Regional de Governo em Rolim de Moura, Eliene Siqueira ressaltou que a união de todos nesse momento é pela vida da população. “Queremos salvar vidas”.

Texto: Ricardo Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo