Saúde

Região do Café recebe nova remessa da vacina contra a Covid-19; idosos são beneficiados com imunização, em Cacoal

Esperança era o sentimento que resplandecia do olhar de homens e mulheres que aguardavam o momento para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na manhã desta terça-feira (9), em Cacoal. Mais 4.600 doses da vacina contra a Covid-19 foram entregues pelo Governo Federal, com o apoio do Governo de Rondônia, à 2ª Regional de Saúde que engloba, além de Cacoal, os municípios de Pimenta Bueno, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, São Felipe d’Oeste e Primavera de Rondônia.

Desde o início da distribuição, o governo estadual entregou, ao todo, 11.470 doses das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan (Coronavac) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Astrazeneca) na Regional de Saúde em Cacoal, para atendimento ao grupo prioritário de profissionais da Saúde e idosos.

Pessoas com mais de 80 anos que, desde o início da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, buscaram se isolar em casa, mantendo o distanciamento social até mesmo de entes queridos, foram as beneficiadas com a imunização que aconteceu nesta terça-feira.

O aposentado Miguel Vieira dos Santos, de 88 anos, morador de Cacoal há 40 anos, contou sua experiência. “A gente sabe que os idosos são mais fracos, então desde o começo da pandemia eu estava esperando essa vacina, a cura para a Covid-19. Hoje eu estou aqui com muita alegria, com o sentimento de que vou ter uma nova chance de ter uma vida normal. Estou cuidando muito, quase nunca saio de casa e se preciso sair, uso a máscara, levo junto o álcool gel. Mas agora, a gente fica até mais aliviado, essa vacina traz esperança”, destacou.

Acompanhando Miguel estava o neto, Vinicius Henrique da Silva Santos, e emocionado relata a chance de poder vacinar o avô. “Este momento é de grande importância. Agora meu avô pode ter um pouquinho mais de tranquilidade. É tanta notícia triste chegando e o sentimento de insegurança estava presente o tempo todo. Agora, ele e nós, da família, podemos nos sentir mais seguros. Poder vacinar ele é como uma luz no fim do mundo, é uma nova chance. A gente sente uma esperança maior. É muito gratificante. Deus tem o controle de tudo e a vacina vem para ajudar”, enalteceu.
A expectativa da 2ª Regional de Saúde do Estado é que mais de 200 idosos acima de 90 anos e, aproximadamente, 700 idosos com idades entre 80 e 89 anos sejam vacinados nesta nova etapa. A Prefeitura de Cacoal organizou um drive-thru na Praça Municipal para que o idoso não precise nem mesmo sair do carro. Mas há também uma estrutura pronta para atender aqueles que chegam a pé e, para os idosos acamados que não podem sair de casa, agentes comunitários de saúde estão indo até as residências para fazer a vacinação.

“Não há como descrever a emoção de presenciar esse momento. São homens e mulheres que batalharam a vida toda e que nos últimos meses precisaram ficar recolhidos em casa, até mesmo sem contato com familiares, para evitar contrair a Covid-19. Hoje estão aqui, fazendo fila, mostrando a sua força e esperando o seu momento para vacinar. O olhar de serenidade e de esperança destes idosos é fantástico e ao mesmo tempo indescritível”, ressaltou o secretário executivo regional de Governo em Cacoal, José Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo