Saúde

Rolim de Moura: Prefeitura inaugura UPA que possa atender casos de urgência e emergência a partir deste sábado

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi inaugurada na noite desta sexta-feira (23) no município de Rolim de Moura (RO).

-->

O nome da unidade homenageia a médica Luci Emiko Kitamura, que faleceu aos 57 anos em março de 2010, vítima de um câncer na bexiga. Doutora Luci como era carinhosamente chamada prestou serviços na área Pediatrica durante 26 anos ao município e era respeitada por sua dedicação e comprometimento com sua função.

No evento ocorrido na noite desta sexta-feira o prefeito Aldo Júlio iniciou dizendo que acompanhava o desenrolar desse projeto desde quando era vereador e parabenizou a equipe de técnicos da secretaria municipal de saúde que agilizaram a documentação para que a UPA entrasse em funcionamento, pois é um anseio antigo da população.

O prefeito mencionou o ex-secretário de saúde, Roberto Diniz Fernandes, “ Diniz” que deu os primeiros passos para a instalação da UPA em Rolim de Moura. Aldo Júlio lembrou que a ex-deputada federal Marinha Raupp teve um papel preponderante para viabilizar o início do projeto. Destacou ainda o apoio que recebeu recentemente da deputada federal Jaqueline Cassol que interviu em Brasília para que o município não fosse obrigado a devolver 2 milhões de reais por uma falha técnica da secretaria municipal de saúde no ano passado. O prefeito ainda lembrou do apoio que recebeu da deputada federal Mariana Carvalho e do deputado federal Léo Moraes.

O prefeito de Rolim de Moura voltou a lembrar da parceria que fez com o governador do estado, Coronel Marcos Rocha e com o vice-governador José Jodan que estava presente ao evento.

“ Agradeço ao apoio e a parceria que o estado fez com o município de Rolim de Moura, nossa missão é transformar a cidade, reestrutura-la e resgatar a autoestima dos nossos moradores, para que possamos atrair investidores para o município e aumentar a geração de emprego na nossa cidade, e estamos com parcerias sólidas com o governador e o vice-governador que tem nos ajudado. Agradeço ao apoio da câmara. Os vereadores tem feito o papel de fiscalizar e isso é bom, pois podem observar os problemas e cobrar solução, pois quem ganha é o povo, mas a câmera tem sido uma grande aliada para o projeto de fazer avançar Rolim de Moura”

Emocionada a secretária municipal de saúde, Simone Paes, que é servidora de carreira do município, lembrou de todo o esforço que foi feito para que o sonho de muitos se tornasse realidade. De forma Franca, a secretária disse que a UPA está longe do ideal do que se pretende entregar ao cidadão rolimourense, ressalta que esse é o primeiro momento e as despesas serão custeados exclusivamente pelo município, para em seguida buscar o credenciamento juntos ao ministério da saúde, a qualificação e a habilitação.

“ Hoje cumprimos uma etapa do projeto, agora os atendimentos de urgência e emergência serão feitos todos na UPA, e seguiremos trabalhando para cumprir os trâmites e avançarmos dentro das regras preconizadas pelo ministério da saúde” afirmou Simone Paes.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades, o vice-governador José Jodan, o vice-prefeito Alcides Rosa, o presidente da câmara, Claudinho da Cascalheira e os vereadores Cidinei da 200, Eurico Gomes, Eliomar Monteiro, Ivan Vasconcelos, Juliana Antunes e Waltão da Obra.

Além dos vereadores, vários secretários municipais prestigiaram o evento.

Com o início do atendimento na UPA neste sábado (24) os casos de urgência e emergência não mais serão atendidos no Hospital Municipal e sim na unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo