Saúde

Rolim de Moura – Zé Gotinha faz carreata para chamar atenção dos pais para vacinação contra paralisia infantil

Na manhã desta quarta-feira, (21/10), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Rolim de Moura (RO), juntamente com o Rotary Clube realizou a carreata anunciando a Campanha de vacina contra a Poliomielite (Paralisia Infantil). A carreata pelas ruas da cidade contou a presença da família do “Zé Gotinha” e carro de som anunciando a importância da vacinação.
Além da vacinação contra a poliomielite que tem por objetivo reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil e aumentar as coberturas vacinais está ocorrendo a atualização do cartão de vacina para adolescentes até 15 anos com a multivacinação. O grupo-alvo da vacina contra a paralisia são as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
O que é a Poliomielite?
É uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.
Crianças e adolescentes menores de 15 anos, que não são vacinados ou está com a caderneta de vacina incompleta, também deverá comparecer às UBS (Unidade Básica de Saúde), para atualizar a caderneta de vacinação.
A Divisão de Vigilância Epidemiológica de Rolim de Moura (RO) informou que a Campanha Nacional de Multivacinação irá até o dia 30 Outubro, nas seguintes salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município Rolim de Moura: Policlínica (7 as 13 horas), Albert Sabin (7h às 13h), Cidade Alta (7h às 13h), Nova Estrela (7h às 13h) e Centro Norte (7h às 17h).
Sobre a multivacinação destaca-se que de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, garante que a vacinação das crianças e adolescentes, é um direito a ser cumprido, protegendo a saúde desse público, a fim de evitar que estes adoeçam por doenças imunopreveníveis e para que não sejam disseminadores dessas doenças.

-->

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo