Saúde

Saiba o que é gordura no sangue e conheça 4 chás que combatem o problema

Você já ouviu falar de gordura no sangue? A condição corresponde à elevada concentração de triglicerídeos no organismo e, normalmente, é causada pela alimentação rica em gorduras e pobre em fibras, mas também pode acontecer devido a fatores genéticos, hipotireoidismo, diabetes tipo 2 ou sedentarismo.

-->

Quando existe gordura no sangue, as consequências para a saúde podem ser graves, como o aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC), endurecimento das paredes arteriais e desenvolvimento de doenças cardíacas, além do risco de inflamação no pâncreas.

Para reduzir os níveis de gordura do sangue, e assim, evitar possíveis complicações, deve ser feito o tratamento recomendado pelo cardiologista, que poderá indicar uma dieta mais saudável, com alimentos naturais e a adoção de atividades físicas regulares. Nos casos mais graves, pode ser necessário fazer uso de remédios.

Principais sintomas
A gordura no sangue só apresenta sintomas quando está associada a fatores genéticos. Em situações assim, podem surgir bolhas amareladas ou esbranquiçadas na pele, principalmente na região do rosto e ao redor da retina. Como o sintoma não está presente nas outras causas, a situação só costuma ser identificada quando a pessoa faz os exames de sangue de rotina.

Possíveis causas
A principal causa de gordura no sangue é a má alimentação e o sedentarismo, no entanto, é importante estar atento a outras probabilidades, como:

Diabetes tipo 2 ou pré-diabetes;
Hipotireoidismo;
Síndrome metabólica;
Efeitos colaterais de remédios, como retinoides, esteroides, beta bloqueadores e diuréticos.
Para confirmar a causa de gordura no sangue, o clínico geral poderá pedir um exame chamado lipidograma, em que serão observados os valores de triglicerídeos, LDL, HDL, VLDL e colesterol total.

Este exame é feito a partir do sangue e para sua realização a pessoa deve permanecer em jejum por 9 a 12 horas seguidas. O médico responsável pelo pedido fará a orientação necessária, caso seja preciso tomar algum remédio ou ingerir uma dieta especial.

Como é feito o tratamento
O tratamento para reduzir a gordura no sangue é iniciado com uma dieta equilibrada, que inclui alimentos naturais, como frutas, legumes, grãos e verduras, evitando produtos industrializados e congelados.

Além disso, pode ser recomendado que a pessoa inicie uma atividade física, como caminhada ou corrida.

Nos casos em que o índice de gordura do sangue está associado ao colesterol alto ou exista algum risco aumentado para a pessoa devido a uma outra condição de saúde existente, pode ser necessário fazer uso de remédios que diminuem a produção de triglicerídeos no corpo.

Opções de tratamento caseiro
Em conjunto com as recomendações médicas, fazer uso de remédios caseiros pode ajudar a reduzir a quantidade de gordura no sangue, pois eles atuam na absorção de triglicerídeos e de colesterol ruim no organismo.

Confira quatro chás que ajudam a lidar com o problema, mas devem ser usados com supervisão médica:
1. Chá de garcínia cambogia
A garcínia cambogia é uma planta medicinal antioxidante que funciona como um bloqueador de gordura, além de reduzir a absorção de carboidratos pelo organismo, diminuindo os níveis de triglicerídeos no sangue.

Ingredientes

3 frutas de garcínia cambogia;
500 ml de água.
Modo de preparo
Colocar os ingredientes e deixar ferver por 15 minutos. Esperar amornar, coar e tomar 1 xícara a cada 8 horas.
O consumo não é recomendado para crianças menores de 12 anos e mulheres grávidas ou em fase de amamentação.

2. Chá verde
O chá verde pode ajudar a reduzir os triglicerídeos porque possui propriedades que aceleram a degradação da gordura.

Ingredientes

1 colher de chá de chá verde;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Deve-se acrescentar o chá verde à xícara de água fervente, tapar e repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menos 4 xícaras por dia.

3. Chá de salsa
A salsa é rica em antioxidantes e, por isso, pode ser utilizada para auxiliar a reduzir os níveis de gordura no sangue.

Ingredientes

3 colheres de sopa de salsa fresca;
250 ml de água fervente.
Modo de preparo
Deixar a salsa repousar em água fervente por 10 minutos. Em seguida, deve-se coar e beber até 3 xícaras por dia.

4. Chá de cúrcuma
O chá de cúrcuma atua como remédio caseiro para baixar os triglicerídeos e, devido às suas propriedades antioxidantes, pode auxiliar na redução da gordura no sangue.

Ingredientes

1 colher (de café) de cúrcuma em pó;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Colocar a água e a cúrcuma juntas, tapar e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber de 2 a 4 xícaras por dia. (Com informações do portal Tua Saúde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo