Geral

Polícia Militar orienta e alerta sobre queimadas

Na última semana, vários episódios de queimadas vêm sendo registrados em Cacoal, principalmente na área urbana da cidade. A prática, que é ilegal e perigosa, é muito usada em pastos, lotes e até quintais, para consumir detritos e restos de mato.

-->

Além do risco de incêndio, quem coloca fogo em um terreno, por exemplo, afeta diretamente os vizinhos, que, muitas vezes, têm as casas invadidas por grande quantidade de fumaça e fuligem.

Na noite de sexta-feira (11), um episódio como este aconteceu próximo ao Bairro residencial santa clara, vindo a pôr em risco residências que ficaram muito perto do fogo.

Uma queimada de grande proporção, onde as chamas chegaram a cerca de 5 metros de altura, assustando os moradores, alguns, inclusive, tiveram que sair de suas residências devido à fumaça e ao forte calor.

A Polícia Militar de Rondônia ressalta que provocar queimadas, seja na zona rural ou em localidades urbanas, é crime ambiental, previsto por legislação federal e estadual, sujeito a penalidades administrativas, como multas e outras medidas.

6 MOTIVOS PARA NÃO REALIZAR QUEIMADAS:

1. Um dos grandes riscos da prática é o perigo de uma queimada sair do controle e se transformar em um incêndio de grandes proporções, causando sérios danos ao meio ambiente e às pessoas;

2. Queimar é crime ambiental (Lei 9605 de 12/02/1998). Está lei prevê detenção e multa;

3. Agrava a saúde de quem já possui doença respiratória.

4. Estamos em meio a uma Pandemia e os sistemas do COVID 19 ataca diretamente o sistema respiratório;

5. Quanto mais pessoas nos hospitais, maior a chance de aumento de propagação do vírus e

6. A multa para queimadas urbanas no município de Cacoal pode chegar à R$10.852,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo