Geral

Rolim de Moura: Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibiliza disque-denúncia para combater queimadas

O novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rolim de Moura (RO) Tenente Mendonça foi recebido na manhã desta sexta-feira (24) no gabinete da prefeitura pelo prefeito Luiz Ademir Schock, “Luizão do Trento” e o vice-prefeito Fabricio Melo juntamente com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Vanderlei Kloss.

 

Na pauta o assunto principal foram as queimadas que atingiram a parte urbana do município de Rolim de Moura na noite desta quinta-feira (23/07). A cidade amanheceu enfumaçada e o reclamação era geral.

 

A preocupação é que a quantidade excessiva de fumaça agrave situação de quem tem problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. O Prefeito Luizão determinou que seja disponibilizado um número para denúncia, pois queimada é crime urbano e pode complicar ainda mais a situação de pandemia do novo coronavírus.

 

“Minha preocupação é que uma pessoa está saudável, e por causa das queimadas e fumaça, fica com dificuldade de respiração, tem que ir ao hospital e acaba contraindo a covid-19, numa situação que poderia ser evitada” alertou o prefeito.

 

O secretário municipal de meio ambiente, Vanderlei Kloss, afirmou que há uma parceria entre e o município do corpo de bombeiros.  Em caso de incêndio o correto é ligar para o 193, porém a secretaria de meio ambiente irá notificar e autuar quem fazer queimada. Kloss alertou que se descoberto quem causou incêndio poderá ser aplicada multa de até R$100 mil reais, deixou claro que não há interesse da prefeitura em multar, porém se houver queimada o responsável será encaminhado as autoridades competentes.

 

A secretaria de meio ambiente disponibilizou o número (69) 9-8423 3827 e funciona também com o aplicativo WhatsApp. Na hora da queimada, o fiscal não pode fazer praticamente nada para conter o incêndio, mas a pessoa pode mandar imagem, vídeo e nos ajudar a fiscalizar os crimes ambientais, afirmou o secretário municipal de meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo