Geral

Aplicativo Guardiões da Amazônia fortalece enfrentamento à queimadas e ilícitos ambientais em Rondônia

Um aplicativo que permite uso off-line, com georrefenciamento e participação do cidadão em denúncias de ações que ameacem a preservação do meio ambiente. Esse é o Guardiões da Amazônia que passou a fazer parte oficialmente das ferramentas tecnológicas do Governo de Rondônia no combate as queimadas e ilícitos ambientais, a partir desta quarta-feira (12).

A carta de compromisso de cooperação para uso do app foi assinada pelo secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental, Marcílio Leite Lopes, e o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Luciano Batista de Lima. O compartilhamento acontece a custo zero para o Estado e o aplicativo foi desenvolvido com tecnologia militar. Possui a versão mobile para o cidadão e web, restrito a órgãos parceiros.

Através dele, conforme o analista de tecnologia militar e servidor do Exército, Mário Fraga, o cidadão pode fazer denúncias, inclusive de forma anônima  e com envio de fotos em pelo menos três eixos: Desmatamento, queimadas e garimpos. Além disso, a população tem acesso na palma das mãos, do mapa dos focos de calor gerados por satélites. Enquanto que no módulo web, além das denúncias e dos focos de calor, os órgãos parceiros tem acesso a relatórios e gráficos.

‘‘É uma plataforma que consistem em uma forma diferente de abordar os problemas ambientais na Amazônia. Essa é formada em integração e compartilhamento de informações. Ela reforça o comprometimento do Exército Brasileiro com a preservação e desenvolvimento do meio ambiente, especialmente da região amazônica. Nasceu dentro do âmbito da Operação Verde Brasil 2, sendo desenvolvido pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva”, explica o analista de tecnologia militar.

Com o histórico de período crítico para queimadas em agosto e setembro na região, a tecnologia é considerada estratégica para potencializar a preservação ambiental. ‘‘Vem de encontro com política pública de combate a queimadas, nós temos o Laboratório de Geociência de Rondônia para combate a crimes ambientais, e através desse aplicativo há informações precisas e com participação efetiva dos cidadãos. Parabenizo o Exército por essa iniciativa”, considera o secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental.

CONSCIENTIZAÇÃO

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva reforçou que além da tecnologia, é preciso contar com uma ferramenta muito importante: a conscientização da população. ”Não podemos descuidar das queimadas, pois esse ano não é como no ano passado, pois agrava se combinada com a pandemia, então convoco a população de Rondônia a aderir o uso do aplicativo. Com apoio do governo federal, do Exército Brasileiro, do governo estadual e dos municípios, vamos vencer as queimadas este ano”, disse.

diretor executivo da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Roger André Fernandes, avaliou  a tecnologia de integração como uma positiva iniciativa de governança pública, e que dará condições para os municípios os impactos ambientais negativos. Também estiveram presentes na solenidade, sub-comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO), capitão Gilvander Gregório de Lima, o presidente da Seccional Rondônia da  Associação Nacional dos Orgãos Ambientais (ANAMMA) e secretário municipal de Integração, Álvaro Luiz Mendonça de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo