Geral

Governo de Rondônia desenvolve página para a COP-26 com conteúdos traduzidos para língua inglesa

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), desenvolve um importante trabalho de elaboração de conteúdos, que mostra as potencialidades do Meio Ambiente do Estado para o Brasil e para o mundo, durante a United Nations Climate Change Conference, a COP-26, que iniciou em 31 de outubro, em Glasgow, na Escócia.

A equipe da Coordenadoria de Conteúdo, juntamente com a Coordenadoria de Estratégia, Publicidade e Promoção (CEPP), da Secom, se mobilizaram durante os dias que anteciparam a conferência para o desenvolvimento de um site, com as matérias voltadas às ações ambientais, promovidas em todo o Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Superintendente da Secom acentua que a página tem como objetivo levar a população a conhecer e acompanhar o evento de grande importância mundial

A gestora da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Rosângela Silva Castelo, ressalta que o intuito do Governo de Rondônia é manter todos os países informados sobre a biodiversidade na Amazônia e que com empenho e profissionalismo, equipes de várias secretarias e superintendências se uniram no desenvolvimento de ferramentas de comunicação.

Rosângela comenta que é uma oportunidade de mostrar as ações existentes em Rondônia para o mundo. “Além do portal exclusivo, com informações traduzidas para o inglês, contém fotos, depoimentos, além da cobertura da participação do Estado, representado pelo governador Marcos Rocha na COP-26”.

INFORMAÇÃO

A coordenadora de conteúdo da Secom, Cíntia Xavier, conta que, fazer a comunicação para a COP-26 foi mais um desafio para a Superintendência, em que o jornalismo foi fundamental desde o primeiro momento. Ao ver as primeiras matérias publicadas, se sentiu emocionada e orgulhosa pelo resultado obtido. “Além do trabalho feito em conjunto, foi uma grande responsabilidade buscar as informações, as potencialidades ambientais do Estado. É algo inédito para nós da Secom, no qual foi mais um desafio superado, cada jornalista deu seu melhor”, relata.

Para a coordenadora de Estratégia, Publicidade e Promoção (CEPP), da Secom, Caroline Moraes Cardoso, o processo de criação do site em curto espaço de tempo foi um grande desafio. “A criação partiu da premissa de mostrar tudo que Rondônia vem realizando em prol da preservação e proteção do Meio Ambiente, mostrando o potencial e sustentabilidade em nosso Estado para o mundo.”

Caroline acentua ainda, que o apoio, dedicação e foco das equipes, gerou esse resultado positivo, que poderá ser apreciado por outros países. “Por meio desta ferramenta, todos terão a oportunidade de conhecer um mais sobre nossas belezas e potencialidades”.

DESENVOLVIMENTO

Para desenvolver o site, foi montada uma estrutura com navegação simplificada e objetiva, com layout minimalista, seguindo os padrões do portal institucional do Governo de Rondônia, dando o devido destaque e enfoque para as principais ações desenvolvidas pelo Estado.

 

Durante a COP-26 internautas, podem acessar o site, com conteúdos exclusivos sobre as ações desenvolvidas em prol do Meio Ambiente

O webdesign da Secom, Renato Lima, que faz parte da equipe desenvolvedora do site, conta que, com mais esta novidade, a Secom está mostrando sua evolução. “Estamos conseguindo atender a necessidade que o Estado tinha, em mostrar os recursos e projetos sustentáveis que desenvolvemos, e com o desafio em levar os conteúdos para outro idioma a fim de expor ao público da COP-26”.

O coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Setic, Maico Moreira da Silva, relata que foram dias de intensos trabalhos, onde todos os envolvidos estavam alinhados com a proposta do desenvolvimento do site. “Após reunião com o superintendente Delner Freire e toda a equipe, iniciamos de imediato os trabalhos de modelagem do site, recebendo os conteúdos e modelando de acordo com a plataforma do Governo do Estado e no final, obtivemos êxito e todos podem ter acesso as iniciativas feitas pelo Estado sobre o Meio Ambiente”.

De acordo com o assessor da Governadoria, Misael Verneck, foram dias importantes para toda a comunicação do Governo de Rondônia, em que a união entre a Secom e demais órgãos fizeram a diferença. “Integramos de forma transparente tudo que o Estado está fazendo e suas potencialidades, levando de forma que seja apresentável ao público local e internacional, para conhecerem muitas das ações em prol do Meio Ambiente, que são feitas e que não são conhecidas”.

ADAPTAÇÃO

Para o desenvolvimento do site, todas as matérias disponíveis aos leitores estão na língua inglesa, dando facilidade aos internautas que estão fora do Brasil, ter acesso facilitado aos conteúdos jornalísticos, desenvolvidos pela Superintendência Estadual de Comunicação (Secom).

A responsável pela tradução dos conteúdos jornalísticos para a língua inglesa, Lana Gomes, se sentiu honrada ao contribuir com a missão de tornar as ações do Governo de Rondônia, compreensíveis aos quatro cantos do planeta, para um idioma globalmente compreendido. “A tradução é uma arte de concretizar a comunicação entre nações com línguas diferentes. São ações que são orgulhosamente colocadas em prática para cuidar do nosso bem mais precioso, nosso meio ambiente, fomentando sua sustentabilidade”.

Segundo o gestor da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Delner Freire “a transformação digital que o Estado vem promovendo proporciona o desenvolvimento de soluções dinâmicas como o Portal do Estado que permitem que sites como o de combate à covid-19 e da COP26 possam ser gerados em questão de minutos oferecendo a população canais de comunicação e serviços eficientes e adaptaveis a qualquer dispositivo”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo