Geral

Portal do Servidor é atualizado e se transforma em importante ferramenta de gestão

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), atualizou e já está em execução o novo Portal do Servidor, repaginado com recursos que estão revolucionando as relações dentro do serviço público estadual, com funções e ferramentas de grande alcance, para dar suporte e orientação ao servidor público em suas necessidades de serviço e informações no âmbito da gestão pública.

-->

Segundo Maico Moreira, diretor técnico da Setic, literalmente trata-se de um sítio eletrônico de caráter interno. Contou com a parceria da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), que centraliza os serviços de recursos humanos (RH) e dinamiza as relações do servidor com a Administração Estadual, absorvendo em parte o universo das atividades do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Concebido sob a liderança da Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep), gestora do projeto (cliente), com a parceria da Setic (desenvolvedora), o novo Portal do Servidor, cujo acesso pode ser feito, por meio do endereço portaldoservidor.sistemas.ro.gov.br, contempla vários serviços ou sistemas integrados, entre eles a integração com o e-estado, alpha (carta de serviços de RH), SIF (homologação de frequência do servidor), SID (solicitação de férias), Skala (registro de plantão) e futuramente o Comunique-se (intranet), que propõe melhorar a comunicação interna – do servidor com a Administração.

Satisfeito com o resultado do trabalho, mas com uma visão futurista quanto a melhora contínua dos serviços que influem nas relações administrativas e de trabalho da gestão estadual, o diretor-técnico da Setic disse que a parceria com a Segep vai muito além do projeto que está sendo apresentado no Portal do Servidor. “Estamos trabalhando em conjunto com a Segep e demais entidades para transformar Rondônia em um Governo digital, visando a modernização e desburocratização dos processos e serviços públicos”, disse Moreira.

De acordo com Segep, são muitos os benefícios para o servidor público, tendo como foco a dinamização dos serviços e processos na relação de trabalho, com rapidez e segurança dos atos. Entre os benefícios estão a centralização de informação do servidor, que permite solicitar serviço em um único lugar, a melhoria da comunicação interna (secretaria e governo) por meio de intranet, acesso a própria atualização cadastral, direcionamento aos eventos do Governo e aos sistemas que o servidor tem acesso, sistema com recursos de acessibilidade (possui contraste para daltônico e libras) e orientações quanto ao cumprimento do decreto de desburocratização.

ATUALIZAÇÃO DE NOVOS SERVIÇOS

O Projeto Portal do Servidor 3.0 – PS3 é o resultado da parceria entre Setic, Segep e Superintendência de Comunicação (Secom) iniciada em 2020, por meio de um workshop colaborativo (Lean Seption) de cinco dias que apontou a necessidade de diversos serviços de RH migrarem do SEI para ganhar agilidade, em uma plataforma desburocratizada, com o estabelecimento de uma melhoria da comunicação interna para maior alcance das campanhas de endomarketing – canal de centralização e orientação das informações de interesse do servidor.

Por meio deste canal, o servidor é direcionado a serviços específicos, com a garantia de uma melhor experiência durante a navegação e acessibilidade, que permitirá também o pleno uso por pessoas com deficiência, podendo perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web.

Para Euriane Frota, analista de sistema da Setic, a atualização do Portal do Servidor era uma exigência do Governo do Estado para dinamizar e melhorar as relações de trabalho no âmbito da gestão, com segurança e rapidez. “A integração desses serviços irá poupar tempo dos setores de RH da Administração, pois os processos serão realizados com maior celeridade e transparência”, disse.

SERVIÇOS INTEGRADOS

De acordo com a Setic, a Carta de Serviços (Sistema Alpha) do projeto atualizado é um módulo que permite a inclusão de diversos serviços voltados à atividade do servidor público estadual. Nessa primeira etapa, os principais serviços de RH estarão sendo cadastrados a fim de centralizar e facilitar a busca de informação ao servidor público diminuindo consequentemente o atendimento direto, presencial ou telefônico ao RH da Secretaria ou da Segep.

Dessa forma, além das facilidades proporcionadas pelos recursos do sistema para homologação de frequência (SIF), solicitação de férias (SID), registro de plantão (Skala) e intranet (Comunique-se), o Portal dispõe também dos serviços de assinatura eletrônica (Assine Aqui), acesso aos sistemas do Estado de Rondônia (Meu Acesso), que possui integração para solicitação, acompanhamento dos acessos e redirecionamento aos sistemas permitidos, além do sistema de registro e gestão dos servidores do Estado (e-estado), que é uma ferramenta para gestão de pessoas e patrimônio, mas que está sendo ampliada e modernizada para ganhar novas missões dentro da Administração Estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo