Geral

Servidores de Rondônia participam de palestra sobre modelo de redes de internet com qualidade

Para compreender a modelagem de Parcerias Públicas-Privadas (PPP), para a construção de redes públicas essenciais, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), realiza nesta quarta-feira (2), às 9h (horário local), a palestra on-line sobre “Redes Públicas Essenciais – PPPs, Infovia e o case de sucesso Piauí Conectado”.

-->

Com representantes da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) do Estado do Piauí, que utilizam há mais de ano o projeto de Parcerias Público-Privadas, Piauí Conectado, com internet de qualidade, gerando economia.

Este mesmo formato deve ser implantado em Rondônia, tendo como exemplo o case de sucesso Piauí Conectado, compreendendo também como está o andamento da pretendida parceria público-privada para a Infovia do Governo de Rondônia.

Na palestra dúvidas serão esclarecidas, assim como o entendimento de cada passo do formato realizado com a parceria público-privada da Infovia. A superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc) do Estado do Piauí, Viviane Moura vai demonstrar o Road-Map da PPP do Piauí Conectado e apontar os benefícios da modelagem de PPP, e o analista de Suporte de Redes Sênior da Suparc, André Henry Ibiapina, vai explicar sobre as fases de execução das obras e o estágio atual do projeto; demonstrar os serviços associados e detalhar tecnicamente a rede.

Viviane Moura também explicou que o trabalho dessa PPP vai além da economia financeira, pois promove o desenvolvimento, especialmente em tempos de pandemia da Covid-19, quando a internet se tornou ainda mais essencial. “Espero que, a partir dessa troca de experiência, a gestão estadual conheça os indicadores positivos do projeto Piauí Conectado na vida dos piauienses e estude a viabilidade de aplicar projetos similares em Rondônia”, disse a superintendente da Suparc.

O Projeto prevê a disponibilização de internet em pontos de praças públicas ou em órgãos do Governo do Estado. Assim, as pessoas poderão ter acesso facilitado e a efetividade dos serviços públicos em áreas essenciais, como Educação, Segurança Pública e Saúde, conforme esclarece a superintendente da Suparc, Viviane Moura.

Os servidores da Setic, Marcos Aurélio Fontes da Silva Júnior e Caê Aires Moura irão demonstrar aos participantes as vantagens da modelagem PPP para a Infovia do Governo do Estado de Rondônia e o estágio atual do projeto Infovia.

Para a Setic, a Infovia é o maior projeto que possui, tanto em importância quanto em magnitude a perspectiva de expandir a rede através de uma possível parceria público-privada. É o segundo maior projeto atual do Governo de Rondônia, depois da construção do Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) em Porto Velho, tendo como investimento na ordem de serviço de R$ 200 milhões. “Está em consonância com o restante do país, sendo que a inspiração veio do exemplo do Piauí, o projeto Piauí Conectado. As redes públicas essenciais são as redes de apoio aos órgãos públicos, que visam conectar os serviços de interesse público, tais como Educação, Pesquisa, Saúde, Segurança Pública. etc. Implantá-las e mantê-las requer um alto investimento”, disse Caê Aires Moura .

Conforme o superintendente da Setic, coronel Delner Freire, esse evento faz parte do ciclo de Capacitação Interna da Setic e será aberto ao público com foco aos servidores envolvidos com as temáticas de PPP e técnicos da Tecnologia da Informação. “Dessa forma, as parcerias público-privadas se mostram como modelagem eficiente para esse tipo de projeto, tendo como primeiro exemplo desse tipo de contrato o Estado do Piauí. O evento visa não só levar o conhecimento específico de PPPs como dar visibilidade ao projeto Infovia”, finaliza, Freire.

Os interessados podem participar através da plataforma oficial do Estado e da rede social da Setic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo