Agronegócio

Produtores de leite do Cone Sul já receberam mais de 1.400 litros de nitrogênio líquido neste ano

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), já atendeu mais de 70 produtores de leite no Cone Sul do Estado com abastecimento de nitrogênio líquido.

-->

Somente neste ano de 2021, cerca de 1.400 litros de nitrogênio foram entregues aos produtores, entre os meses de janeiro a abril, por meio do programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (Proleite), criado pela Seagri desde 2007, para atender os produtores mediante ao Projeto Inseminar.

O Projeto Inseminar vem garantindo a melhoria da qualidade dos rebanhos leiteiros, onde o Cone Sul já alcança um número significativo no aumento da produção leiteira. Com o fornecimento de nitrogênio, o Zootecnista Alexandre Notti Miranda, supervisor da área animal da Emater Cone Sul, destaca que o produto é utilizado para conservação de sêmen, óvulos e embriões utilizados para a reprodução, na pecuária leiteira e de corte.

“A meta é promover e intensificar as ações de melhoramento genético para o aumento da produção dos rebanhos de gado leiteiro da nossa região. Até o final do ano queremos fornecer mais de 4.000 litros de nitrogênio líquido para os produtores do Cone Sul”. Enfatizando também que graças à reestruturação das usinas de nitrogênio da Emater, nos municípios de Ouro Preto do Oeste e Porto Velho, com o subsídio do fundo Proleite, o Governo consegue manter o valor por menos da metade do que é comercializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo