Agronegócio

Emater-RO homenageia vencedores do Concafé e destaca qualidade do café de Rolim de Moura

A equipe da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) da regional da Zona da Mata realizou nesta sexta-feira, 1º de novembro, um café da manhã em homenagem aos ganhadores do 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) do município de Rolim de Moura.

De acordo com o gerente regional da Emater na região da Zona da Mata, Paulo Henrique, conhecido como “Paulo Bola”, a homenagem foi dedicada ao produtor rural Altivo Eduardo Berdes, vencedor do 1º lugar na categoria geral e na região da Zona da Mata, além de conquistar o 3º lugar na categoria de sustentabilidade. A vice-campeã do Desafio Koar Rondônia, Fabiana Yokoyama, do Café Canindé, também foi homenageada. “O governador Marcos Rocha investe na agricultura familiar, e o resultado são cafés de qualidade. Em nome da direção e de toda a equipe da Emater, desejo sucesso a todos e parabenizo pela qualidade do café. Em conversa com o deputado estadual Jean Oliveira, ele fez questão de parabenizar os produtores e reafirmar seu apoio ao setor”, destacou.

O gerente local da Emater-RO em Rolim de Moura, Mauro Martins, ressaltou o trabalho incansável dos extensionistas da Emater junto aos produtores rurais, oferecendo orientações, cursos e novas tecnologias. “Nossa equipe está focada em promover uma agricultura vibrante, fortalecendo a economia no setor do agronegócio”, afirmou.

O Concafé, um importante concurso de qualidade e sustentabilidade, visa valorizar a produção de café robusta em Rondônia, incentivando práticas sustentáveis e destacando os melhores cafés do estado. A edição deste ano contou com a participação de aproximadamente 20 municípios, organizados em 5 regionais, evidenciando o crescimento e a valorização do café rondoniense.

Já o Desafio Koar Rondônia, uma competição que premia os melhores cafés do estado, contou com 29 participantes de diversas regiões. Em sua estreia, Fabiana Yokoyama, do Café Canindé, conquistou o segundo lugar, trazendo mais um prêmio para Rolim de Moura.

Para o produtor Altivo Eduardo Berdes, o momento é de gratidão. “A gente vê que foi Deus quem nos colocou lá. Em meio a tantas propriedades grandes, com tanta estrutura, nós, com uma propriedade pequena, conseguimos chegar lá. Agradeço a toda a equipe da Emater-RO e ao governador Marcos Rocha por investirem na agricultura familiar”, finalizou.

Botão Voltar ao topo