Educação

Governo de Rondônia destina materiais didáticos e tecnológicos a escolas estaduais do Cone Sul

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destinou mais de 5 mil kits da coleção de livros e e-books denominados “Microkids-Tecnologia Educacional” para atender alunos da rede estadual do Cone Sul. A coleção permite a interação dos alunos com o conteúdo pedagógico por meio de ferramentas tecnológicas.

-->

A professora e coordenadora Regional de Educação (CRE), Fátima Oliveira, explica que “A ação vem para contribuir com o aprendizado dos alunos de forma transdisciplinar. É uma estratégia inovadora que pretende atender áreas de interesses da geração digital”.

O material disponibiliza construções de jogos, programação de lógica em matemática, construção de games em inglês, criações e tutoriais, vídeos e outras várias possibilidades de interação de forma construtiva e orientada. Os kits pedagógicos  também contam com um manual de instrução explicando o passo a passo dos projetos acompanhados por um CD com software que permite a instalação do programa em computadores. A plataforma também pode ser instalada em aparelhos celulares e não necessita de internet para manuseio, ou seja, o aluno pode executar as ferramentas off-line de onde estiver.

“Com as aulas remotas, nem todos os alunos têm acesso à internet, principalmente os que residem na área rural. Esse material irá acrescentar no desenvolvimento dos estudantes, pois trabalhará o pensamento criativo, crítico e científico”, disse a coordenadora.

Alunos da rede estadual, da 7ª, 8ª e 9ª série receberão os kits e as orientações dos professores que já foram capacitados, na última semana, pela Seduc, que promoveu um ciclo de formação sobre a coleção para os profissionais da Educação.

Para a jurisdição de Vilhena, Chupinguaia e Colorado do Oeste foram destinados 5.220 kits, porém o governo também já disponibilizou e destinou para a jurisdição de Cerejeiras 1.671 unidades que atenderá os alunos de Cerejeiras, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste e Cabixi. Ao todo, o Estado destinará o material impresso e e-book (livro digital) para 212 escolas estaduais contemplando 66.064 estudantes dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo